Atleta de 14 anos morre após parada cardiorrespiratória e família suspeita que ela tenha inalado gás de desodorante

atleta morre inalar desodorante
Polícia investiga se morte tem relação com inalação de desodorante (Arquivo Pessoal/ Reprodução)

Uma atleta de 14 anos morreu vítima de uma parada cardiorrespiratória na última quinta-feira (5), em Rio Branco, no Acre. Verônica Silva Menezes pode ter inalado gás de desodorante, a confirmação da causa da morte só deve ser esclarecida em alguns dias. A informação foi divulgada pelo G1. O pai informou ao site que já havia flagrado a filha inalando a substância.

O Conselho da Federação Acreana de Atletismo divulgou nota lamentando a morte da adolescente. Conforme a instituição, Verônica, nos últimos dois anos, “demonstrou o quanto podia conquistar: despontando em provas de rua, pista e campo”.

De acordo com o site, a garota foi achada pela mãe desmaiada em cima da cama. O SAMU (Serviço Móvel de Urgência) foi acionado e precisou chamar reforço quando verificou a gravidade da situação. A equipe passou cerca de 45 minutos tentando reanimar a menina, mas ela morreu.

A equipe do Samu informou ao G1 que verificou alguns vidros de aerossol perto do corpo da garota. A Polícia Civil investiga o caso, e o laudo da necrópsia vai dizer o que, de fato, tirou a vida de Vorônica.

Ainda de acordo com o G1, o pai da vítima contou que já havia presenciado a filha inalando o produto. Ele alertou sobre o perigo, mas informou que nunca pensou que a garota poderia morrer em decorrência dessa atitude.

Alerta

O aerossol é composto por produtos químicos. Essas substâncias, em contato com os glóbulos vermelhos, acabam “entrando no lugar” da hemoglobina (que “carrega” o oxigênio). Se o oxigênio não circula, o ser-humano não consegue respirar e morre asfixiado.

Nota na íntegra

NOTA DE PESAR
.
É com pesar que comunicamos a morte prematura da talentosa atleta sub-16 Verônica da Silva Menezes, de 14 anos, ocorrida nesta quinta-feira, dia 05, em Rio Branco, AC.
.
A Comunidade do Atletismo Acreano perde, infelizmente, um talento nato, responsável e comprometido com o esporte e cheio de sonhos a serem realizados.
.
Nos últimos dois anos, Verônica demonstrou o quanto podia conquistar: despontou em provas de rua, pista e campo. Enquanto encontrava seu espaço no Atletismo, teve a oportunidade de subir ao pódio nas mais diversas categorias, tendo como forte as provas de meio-fundo e fundo.
.
À família enlutada, nossos votos de paz, serenidade e conforto neste momento de dor.
Rio Branco, 06/03/2020
.
Conselho de Administração da Federação Acreana de Atletismo


SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!