Mulher agride enfermeira e quebra frascos de vacina em posto de saúde

enfermeira-pegando-doses-vacina
Enfermeira foi vista recolhendo os frascos de vacina quebrados pela paciente (Reprodução/YouTube)

Uma paciente de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) do Distrito Federal agrediu uma servidora do local e quebrou frascos de vacina contra a Covid-19, na última sexta-feira (9). O incidente aconteceu em Ceilândia, em decorrência de um “surto psicótico” que a mulher apresentou. Após o ataque, o município perdeu 19 doses dos imunizantes da Janssen.

Registros em vídeo mostram o momento em que a enfermeira da UBS 5 da Ceilândia recolhe do chão os frascos quebrados com doses da vacina. A mulher que gravou o momento disse que a paciente havia surtado e, mesmo assim, a polícia a soltou.

“Acabou de jogar um negócio de vacina no chão, olha. A mulher tem problema mental e a polícia solta ela, olha lá. Será que tinha vacina aí dentro? Mas quebrou, olha lá o estoque”, disse a testemunha no vídeo em que registrou do momento. Confira:

Servidora registra denúncia

Segundo a SES-DF (Secretaria de Saúde do Distrito Federal) informou ao BHAZ, a paciente “aparentemente teve um surto psicótico”. O órgão confirmou a agressão contra a servidora, e informou que ela registrou uma denúncia formal. A Polícia Militar chegou a ser acionada para garantir a segurança do local no período da tarde daquela sexta-feira. A pasta também confirmou a perda das 19 doses da Janssen.

Paciente queria ser vacinada

De acordo com o G1, a paciente chegou na UBS pedindo para ser vacinada contra a Covid-19, entretanto, ela não estava cadastrada para receber o imunizante e teria sido orientada a retornar posteriormente. Conforme o registro policial, a mulher revoltou-se com a recusa e avançou na servidora, jogando o celular dela no chão.

Ela acabou sendo detida pela Polícia Militar e levada para a delegacia junto com a enfermeira. Já no local, a servidora demonstrou interesse em não dar continuidade com a ocorrência, a paciente demonstrou “transtornos de comportamentos”, segundo informou a Polícia Civil.

A mulher foi liberada, mas acabou retornando à UBS e deu continuidade ao incidente, jogando os frascos de vacinas no chão. Os frascos acabaram sendo recolhidos e encaminhados à Vigilância Epidemiológica.

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!