Médico filma mulher dando à luz em porta de hospital em vez de socorrê-la

Reprodução/Circuito interno + Reprodução/Youtube

Um caso de negligência médica tem repercutido pelas redes sociais desde o último domingo (26), quando uma mulher deu à luz a uma criança, na entrada de um hospital na cidade de Goiana, na região metropolitana de Recife, em Pernambuco. O caso repercute, principalmente, por conta da atitude de um médico que estava no local. É que ele optou por filmar a situação ao invés de socorrer a grávida.

A mulher de 35 anos estava grávida de gêmeos. Ela chegou ao hospital depois de ser transferida de outra unidade médica, localizada em Condado, a 11 quilômetros de distância do local onde o parto dos bebês ocorreu.

Quando chegou ao Hospital Belarmino Correia, a mulher já estava em trabalho de parto e acabou dando à luz a um dos filhos ainda na entrada da unidade. Já a segunda criança nasceu na sala de partos.

O médico que filma a ação foi identificado como William Flávio Santinoni. Segundo a direção do hospital, o profissional deve responder por uma ação no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe).

“Ele – o médico -, em nenhum momento, chega junto da paciente, e não havia guia de transferência. Além disso, a mulher relatou que não foi examinada em Condado. Se fosse médico do meu plantão, responderia pela atitude”, disse a diretora do Hospital Belarmino Correia, Flávia Magno, ao G1.

Em nota, o Cremepe disse que recebeu a informação e vai apurar os fatos. “O abrirá um expediente no Conselho para apurar os fatos. A investigação corre em sigilo processual”, diz o órgão.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco, também em nota (confira na íntegra abaixo), disse que “todos os documentos e depoimentos reunidos serão encaminhados para os órgãos competentes para que haja averiguação e responsabilização dos envolvidos”.

O hospital também questiona a falta de comunicação entre as unidades de saúde. A alegação seria de que a mulher foi transferida de Condado para Goiana sem aviso prévio e sem a documentação necessária para o atendimento. Ainda segundo a unidade, os bebês passam bem e a mãe apresentou um pequeno quadro de infecção.

Nota da Secretaria de Saúde

“Sobre o vídeo de um parto realizado nas dependências do Hospital Belarmino Correia, em Goiana, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que já determinou a abertura de um processo administrativo para apurar as circunstâncias ocorridas na remoção e no atendimento à paciente. Todos os documentos e depoimentos reunidos serão encaminhados para os órgãos competentes para que haja averiguação e responsabilização dos envolvidos.

A direção do Hospital Belarmino Correia já está em contato com o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco e instituiu uma comissão formada pelas áreas médica, administrativa e de enfermagem, para apurar os fatos.

Importante ressaltar que os bebês estão estáveis e continuam internados na unidade de saúde, passando por tratamento médico. A direção lamenta que a filmagem tenha sido feita por um médico, que gravou toda a cena sem prestar nenhum tipo de assistência à paciente”.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!