‘Nasça branca’: Mulher comete injúria racial, causa revolta e acaba presa

Reprodução/Facebook

A Polícia Civil do Rio de Janeiro autuou uma mulher, de 54 anos, por injúria racial depois que ela ofendeu duas frequentadoras de uma praia na Barra da Tijuca. O momento em que a agressora xinga as vítimas foi registrado em vídeo. As imagens foram publicadas no Facebook e se transformaram em alvo de críticas. Ao todo, a filmagem já foi vista mais de 2 milhões de vezes.

Na gravação, a mulher aparece visivelmente exaltada. “Não tenho culpa de você se sentir ofendida porque você nasceu mulata, amor”, diz em determinado trecho. “Você é complexada, nasça branca, entendeu? Eu falei com a minha família e você se ofendeu”, completa.

A jovem que gravou as ofensas rebate a agressora, que continua os xingamentos. “A gente via para a delegacia e tu via pagar mico. Por que eu não sei quem você é, eu sei quem sou. Você eu nunca vi”, esbraveja. “Faz um pinico no funda da sua casa para pegar sol. Você é uma complexada, tem cabelo duro”, afirma.

Nas redes sociais, a gravação ultrapassou a marca de 30 mil compartilhamentos. Revoltados, internautas condenaram a atitude da mulher. Segundo informações do jornal carioca O Dia, o caso ocorreu no último domingo (28) e ela foi detida em flagrante. Para responder ao processo por injúria racial em liberdade, ela deveria pagar uma fiança de R$ 2 mil.

Cometer injúria racial contra alguém é crime no Brasil, assim como racismo. A injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. Já o racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça. Ao contrário da injúria racial, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível. Clique aqui para saber mais.

Roberth R Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!