Homem negro declara apoio a Bolsonaro e escuta: ‘Você está com oito arrobas’

Bolsonaro coronavirus
Bolsonaro falará sobre novo coronavírus nesta sexta-feira (Antonio Cruz/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro se envolveu novamente em uma polêmica racista. Em um evento do Aliança pelo Brasil, que aconteceu no sábado (29), em Vitória (ES), ele fez um comentário nada educado a um de seus apoiadores.

O homem declarou que votaria no chefe do Executivo novamente em 2022 e recebeu uma resposta que já rendeu ao presidente até processo. “Bolsonaro, sou negão, votei em você e em 2022 vou votar de novo. Você é o melhor presidente do Brasil”, disse o apoiador, negro, ao presidente. “E você está com oito arrobas”, respondeu Bolsonaro. Os presentes riram.

Uma fala semelhante já rendeu ao presidente um processo por racismo. Durante uma palestra em abril de 2017, o então deputado federal disse que quilombolas visitados por ele não faziam nada e que o mais leve pesava sete arrobas – unidade de medida usada na pesagem de bovinos e suínos. Bolsonaro chegou a ser condenado na primeira instância por racismo, mas foi inocentado em segunda instância.

Reincidente

Na última semana, o presidente disse que o deputado federal Hélio Lopes (PSL) deu uma “queimadinha”, pois demorou a nascer, e que por isso não é a “cara” dele. Ele fez o comentário durante a edição dessa quinta-feira (20) da live que realiza semanalmente.

O parlamentar do Rio de Janeiro, conhecido como Hélio Negão, participou da live enquanto o presidente falava sobre as refeições servidas no Exército. Bolsonaro ressaltava que os alimentos eram bons e pedia confirmação do deputado que dizia ao fundo.

+ Bolsonaro diz que deputado é negro pois ‘demorou para nascer’: ‘Deu uma queimadinha’

“O Negão é o Hélio, meu irmão. Irmão que demorou pra nascer, 10 meses. Aparece aqui atrás. O Hélio deu uma queimadinha, se não ele seria a minha cara”, diz o presidente aos risos, na companhia do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

Racismo x Injúria racial

A injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. Já o racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça. Ao contrário da injúria racial, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível. Clique aqui para saber mais.


SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!