O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou, nessa semana, o novo mapa-múndi. O que era pra ser mais uma divulgação formal e corriqueira, acabou gerando uma polêmica e tanto em redes sociais, principalmente entre os tuiteiros, como ainda são chamados os usuários do X, antigo Twitter. Teve até resposta do presidente Lula na rede acerca do assunto.
A polêmica da vez ficou por conta da localização das Américas, em que o Brasil e os outros países do continente americano aparecem no centro do mapa, que faz parte da 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar.
Além disso, o trabalho do IBGE atribui, à Argentina, as Ilhas Malvinas e Geórgia do Sul e Sandwich. Isso mostra um sinal claro sobre o posicionamento do Itamaraty, já que os arquipélagos são motivo de disputa entre o país latino-americano e o Reino Unido.
Após a divulgação do novo mapa-múndi com o Brasil no centro, alguns usaram as redes sociais para expressar surpresa, outros para ponderar que se trata de mera perspectiva.
Lacração geográfica. Resultado mesmo temos visto muito pouco no IBGE
— ed tadeu (@27ig_) April 11, 2024
O governo Lula nos propicia um certo luxo https://t.co/29VmP6X3gO
— KD O ZÉ GOTINHA? (@teclologoexisto) April 12, 2024
O Brasil no centro do mundo, finalmente!
— Roberto R G Uebel (@RobertoUebel) April 10, 2024
Que a Cartografia é um recurso de poder utilizado pelos Estados, não é novidade. Recentemente, tivemos a publicação de novos mapas de países como Venezuela, Rússia e China, que colocam territórios disputados como seus. pic.twitter.com/1uyh2Z615e
Os "patriotas" estão reclamando do novo mapa do IBGE em que o Brasil é colocado no centro do mundo. O roteirista do Brasil caprichou demais. 🇧🇷😅✌🏽 pic.twitter.com/KMnouqVWHp
— David Nemer (@DavidNemer) April 12, 2024
O presidente Lula também entrou na onda e respondeu sobre o mapa após onda de comentários envolvendo o assunto.
A terra é redonda. 🌎 https://t.co/IAsSbAQAp2
— Lula (@LulaOficial) April 12, 2024
E você, o que achou dessa mudança?