Novo recorde de frio é registrado no Brasil e em Minas: 5,4 graus negativos

Amanda Dias/BHAZ

A estação meteorológica do Parque Nacional de Itatiaia, no sul do Rio de Janeiro, registrou nesta segunda-feira (27) a menor temperatura do país pelo segundo dia seguido. O recorde de temperatura, de 5,4º C negativos, superou o verificado no domingo (26), de 5,2º C negativos. Minas Gerais também teve seu dia mais frio do ano com os termômetros em Monte Verde, no Sul do Estado, registrando 0,5º C.

Em conversa com o BHAZ, o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou que a passagem de uma frente fria pelos estados de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo está provocando as baixas temperaturas. “A atuação da massa que veio da região Sul do país é a explicação para estes dias mais frios. A previsão é de que ela continue até amanhã (terça)”.

Quem está no Sul de Minas deve se preparar, pois a previsão é de que o frio continue na região. “A mínima esperada para esta terça será de 1º C no Sul do Estado, principalmente na região da Serra da Mantiqueira. Na quarta (29) os termômetros devem chegar a 4º C”, disse Claudemir.

Na capital mineira, a temperatura mínima registrada nesta segunda foi de 15,7º C. Para os amantes do frio, Claudemir tem uma notícia nada agradável. “Ao contrário do que aconteceu no Sul de Minas, em BH a massa de ar frio não chegará tão forte”, revelou.

Parque de Itatiaia

A estação de Itatiaia fica a 2.450 metros de altitude, o que faz com que a temperatura chegue a patamares tão baixos, mesmo a menos de 200 quilômetros da capital fluminense.

Na cidade vizinha, Resende, em que a altitude é de 439 metros, a mínima registrada entre a madrugada e a manhã de hoje foi de 15,1ºC. Na capital, a mínima foi de 15,2ºC, no Alto da Boa Vista.

Com Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!