‘Vai na fé’: Padre canta música de Xande de Pilares em missa e vídeo comove internautas

padre xande de pilares
Ao lado do sambista Ito Melodia, o padre Atanael Silva animou os fiéis com a canção ‘Tá Escrito’, interpretada por Xande de Pilares (Reprodução/Redes sociais)

“Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé. Manda essa tristeza embora!”. Foi com esse refrão que já faz parte do repertório musical dos brasileiros que um padre de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, celebrou a missa do último domingo (16).

Ao lado do sambista Ito Melodia, da escola de samba Unidos da Tijuca, o padre Atanael Silva animou os fiéis com a canção “Tá Escrito”, interpretada por Xande de Pilares. O momento foi gravado e as imagens viralizaram, comovendo internautas.

Em conversa com o BHAZ nesta sexta-feira (21), o pároco confessou ser muito fã de Xande e, na visão dele, a música transmite uma mensagem muito valiosa. Ela é cantada em todo terceiro domingo do mês na Benção dos Devotos.

“A música traduz bem aquilo que é uma vocação do povo brasileiro, que é o ‘não desistir nunca’. Um trecho diz assim: ‘Guerreiro não foge da luta e não pode correr. Ninguém pode atrasar quem nasceu para vencer’. Os autores da música inclusive já estiveram na nossa paróquia. Os devotos de São Jorge gostam muito desse cântico porque se identificam”, conta ele.

Encontro com Xande

O próprio Xande de Pilares já esteve na igreja e cantou a música ao lado do padre. Um registro do encontro foi publicado no YouTube. Para o religioso, a repercussão é importante, pois impulsiona o significado da celebração.

“Essa música é uma esperança para todo brasileiro e devoto e devota de São Jorge. Para mim, essa repercussão é muito bem-vinda, porque traduz o atual momento em que o povo brasileiro precisa de esperança, precisa continuar acreditando e lutando para vencer”, disse ele.

Neste domingo (23), é celebrado o dia de São Jorge. Apesar de não ser o padroeiro dos cariocas, a figura religiosa tem uma sintonia muito importante com a cultura do Rio de Janeiro.

Além de ser celebrado pelos católicos, pela umbanda e candomblé, o santo popular também tem uma ligação única com o samba e costuma ser reverenciado com muita fé, música e cerveja.

Mensagem de tolerância e perseverança

A reportagem também conversou com o Ito Melodia, intérprete da escola de samba Unidos da Tijuca e que cantou a música ao lado do pároco. Ele contra que o seu primeiro encontro com o Padre Atanael em Duque de Caxias foi muito especial.

“Logo quando ele me viu na igreja me chamou ao altar e me presenteou com a capa de São Jorge, me fez outros convites de participar das ações sociais e fazer uma feijoada com minha roda de samba em homenagem a São Jorge”, relembra.

O sambista conta que “a energia e a fé do Padre Atanael é muito forte” e que desde que o religioso lhe disse que muitas coisas boas iriam acontecer na vida dele, vários sonhos se concretizaram. Ele então resolveu voltar a igreja no último domingo e se emocionou junto com os fiéis ao som de “Tá Escrito”.

“Fiquei ouvindo aquela voz maravilhosa a última música era “Tá escrito” do Xande de Pilares, e aí nesse momento ele me chamou para cantar junto com ele, mas estava tão emocionante toda igreja cantando, que eu peguei o celular para gravar, foi tudo muito bonito”, conta.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!