Segundo do dia: Bolsonaro volta a ser alvo de ‘panelaços’ após negar acusações de Moro

panelaco pronunciamento bolsonaro
Pronunciamento dividiu eleitores do presidente (Reprodução/Twitter/@sarapsol/@geraldo23721310 + TV Brasil/Reprodução)

Mais uma vez, cidadãos aproveitaram um pronunciamento de Jair Bolsonaro (sem partido) para manifestar insatisfação com o governo e as decisões do presidente. O segundo panelaço ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira (24), enquanto o presidente se pronunciava em resposta às alegações que fez o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, quando anunciou sua saída do cargo.

Pouco depois do pronunciamento – recheado de acusações graves – de Moro, o presidente recorreu ao Twitter para comunicar que iria “restabelecer a verdade” sobre a situação em pronunciamento oficial no fim da tarde. No comunicado, feito às 17h de hoje, Bolsonaro negou as acusações de Moro e disse estar “decepcionado e surpreso”.

+ Bolsonaro nega acusações, diz que Moro queria vaga no STF e se ocupou mais com Marielle

Mas pelo jeito ele não foi o único: antes mesmo do fim do pronunciamento, vários cidadãos recorreram ao já famoso “panelaço” para manifestar a insatisfação com o presidente. Em Belo Horizonte, as panelas foram ouvidas nas regiões Oeste, Leste e Centro-Sul, conforme mostram publicações feitas por moradores no Twitter.

Demissão

Ainda nesta manhã, Moro fez um pronunciamento para informar que deixaria o comando do ministério. Ele justificou afirmando que não concordava com a exoneração do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, e que Bolsonaro não manteve a promessa de conferir ao ministro “carta branca” na gestão da pasta.

Além do comunicado oficial da demissão, o ex-ministro apresentou uma série de acusações que podem trazer complicações ao presidente: o ex-magistrado apontou que Bolsonaro pode ter cometido crimes de falsidade ideológica, prevaricação e obstrução da justiça.

Após o pedido de demissão de Moro, panelaços também puderam ser ouvidos em diversos pontos do país, com brasileiros se manifestando contra a saída do ministro do governo de Bolsonaro.

Eleitores divididos

A saída do ex-magistrado da pasta também causou desconforto entre os apoiadores de Bolsonaro. Eleitores decepcionados com o presidente colocaram a #BolsonaroTraidor entre os assuntos mais comentados das redes sociais nesta sexta, enquanto outros, que continuam apoiando o chefe do Executivo responderam, levantando a #FechadoComBolsonaro.

Perfis, páginas e movimentos como Rodrigo Constantino, Bernardo Küster, Silas Malafaia, Movimento Brasil Livre (MBL) e Caneta Desesquerdizadora, que apoiaram Bolsonaro nas eleições, lamentaram a saída de Moro da pasta e demonstraram admiração pelo ex-magistrado. Alguns também criticaram o pronunciamento do presidente posteriormente.

Por outro lado, uma parcela de apoiadores mais convictos preferiram aguardar um pronunciamento oficial de Bolsonaro e defendem que não foi em Sérgio Moro que votaram nas eleições. Outros ministros do governo de Bolsonaro, como Damares Alves, Onyx Lorenzoni e Nelson Teich, que estavam presentes durante o pronunciamento, reforçaram o apoio ao chefe do Executivo em suas redes sociais.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!