Polícia Federal volta a emitir passaportes

passaportes
Passaportes voltaram a ser emitidos pela Polícia Federal (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os passaportes voltaram a ser emitidos pela PF (Polícia Federal), desde o último sábado (24). A corporação anunciou o restabelecimento do serviço por meio do site oficial do governo. A produção dos documentos para viagem internacional solicitados durante o mês de dezembro acontecerá gradativamente.

A Polícia Federal havia suspendido a emissão de novos passaportes por falta de verba orçamentária, desde novembro deste ano. O agendamento eletrônico nos postos continuou funcionando, mas a entrega do documento acabou sendo afetada.

De acordo com a corporação, 100 mil pessoas ficaram na fila de espera neste mês. Este número corresponde aos cidadãos que receberam atendimento nos postos da PF e pagaram a taxa, mas não haviam recebido o documento.

Governo libera verba para emitir passaportes

Na última sexta-feira (23), o Governo Federal liberou R$ 31,4 milhões em recursos para os passaportes voltarem a ser emitidos, segundo divulgou o Ministro da Justiça, Anderson Torres. Já no sábado, a PF restabeleceu o serviço.

Ministro da Justiça informou sobre liberação de verbas para passaportes (Reprodução/Twitter)

A Polícia Federal orienta para que os solicitantes consultem o andamento da solicitação do passaporte antes de buscá-lo, e só se dirijam ao posto se o documento estiver “disponível para entrega”. A PF normalizará o prazo das novas solicitações de emissão assim que o processamento das anteriores for concluído.

Onde emitir passaporte em BH?

Em Belo Horizonte, o novo posto de geração do documento para viagem teve sua inauguração em abril deste ano, no Ponteio Lar Shopping, no bairro Santa Lúcia.

A nova sede das Delegacias de Imigração e de Controle de Segurança Privada presta os serviços de emissão de passaportes; certidão de antecedentes criminais; emissão de certidão de movimentos migratórios; atendimento a estrangeiros e, futuramente, o serviço de cadastro biométrico de vigilantes.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!