Pilotos da Azul, Gol e Latam relatam ver novas luzes misteriosas no céu em Porto Alegre

Monitoramento de voos em Porto Alegre
Canal de YouTube divulgou imagens e conversas entre pilotos e a torre de controle do aeroporto (Câmera Aeroporto Salgado Filho/YouTube/Reprodução)

Pilotos de aviões das companhias Azul, Latam e Gol fizeram novos relatos de luzes de origem não identificada no céu, na noite dessa terça-feira (8). As aparições dos OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) foram observadas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em momentos diferentes durante a noite.

O canal de YouTube “Câmera Aeroporto Salgado Filho” divulgou imagens e conversas entre pilotos e a torre de controle do aeroporto. Em momentos diferentes, pilotos que voavam no fim da noite reportaram o avistamento das luzes “misteriosas”.

Por volta das 23h22, o piloto do voo GLO1228, da Gol, disse ter visto as luzes no terminal de Porto Alegre ao pousar. O controlador, em seguida, pediu que ele entrasse em contato com a Defesa Aérea para preencher relatórios e oficializar o que foi observado.

A aeronave deixou o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 22h07, e chegou ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, às 23h22.

Já por volta das 23h50, o piloto do voo AZU4248, da Azul, disse estar observando “várias luzes sobre o mar”. O avião havia deixado o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, às 22h15, e chegou em POA à 0h14.

Outros relatos de luzes misteriosas no céu foram feitas pelos pilotos dos voos TAM3408, da Latam; GLO1928, da Gol; e AZU9117, da Azul. De acordo com o canal que transmite os registros entre os pilotos e a torre de controle, é a quinta noite seguida de relatos parecidos.

Procurada pelo BHAZ, a FAB (Força Aérea Brasileira) informou que, “nos últimos dias, o controle do espaço aéreo ocorreu dentro da normalidade, não havendo registro de ocorrência aeronáutica no Estado do Rio Grande do Sul. Nenhum objeto desconhecido foi identificado pelos radares de defesa aérea”.

Explicação?

O escritor britânico Mick West, que investiga teorias da conspiração e relatos de OVNIs, alega ter uma explicação para o fenômeno identificado pelos pilotos no Brasil. Segundo ele, as luzes no céu seriam luzes refletidas pelos satélites Starlink, da empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk.

Em vídeos publicados no YouTube nas últimas semanas, West cita relatos de pilotos e outras pessoas que teriam identificado esses OVNIs, focando no caso do jornalista Jimmy Church, para desbancar as teorias. No dia 3 de novembro, Church divulgou um vídeo das luzes vistas em 14 de agosto, da varanda de casa na Califórnia, Estados Unidos, por meio de um dispositivo de visão noturna.

Mick West e um colaborador do fórum “Metabunk”, juntos, usaram o horário em que o vídeo foi registrado para descobrir, por meio do site In-The-Sky, que dois satélites Starlink estavam passando pelo céu naquele momento.

Segundo o escritor, o fenômeno acontece quando a luz do sol reflete de uma superfície plana em um satélite Starlink. “Essas luzes, particularmente, estão refletindo da parte de baixo do satélite, que é paralela à curva da Terra, fazendo a reflexão não chegar até o chão – por isso, até então, somente pilotos em grandes altitudes haviam visto essas luzes”, explica West.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!