Prefeito sofre queimaduras graves ao acender fogueira em SP: ‘Milagre’; veja quais cuidados tomar

Reprodução/Twitter

Durante os meses de junho e julho acontecem festas juninas, tradicionais pelas comidas típicas e também pelas fogueiras, que, além do cunho festivo, podem ser perigosas. Na última sexta-feira (28), o prefeito da cidade de Osasco (SP), Rogério Lins (Podemos), foi vítima dos riscos da manipulação de materiais inflamáveis.

Ao acender uma fogueira durante a festa tradicional da cidade, o prefeito sofreu queimaduras de primeiro e segundo graus no rosto e nos braços após a fogo “explodir”. A primeira-dama da cidade também ficou ferida. Vídeos mostram o momento exato em que o acidente acontece.

No domingo (30), em vídeo gravado no hospital, o prefeito de Osasco disse que foi salvo por um milagre. “O médico falou que tínhamos sido fruto de um grande milagre. Primeiro por não termos ficados cegos. Segundo por não ter inalado aquela chama com alta caloria, que também poderia ter sido fatal. E isso também não aconteceu”, contou.

https://twitter.com/ldr_liberdade/status/1145666138254299136

Cuidados

O BHAZ conversou com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais sobre os cuidados necessários para evitar acidentes com fogo, principalmente nesta época de fogueiras.

Segundo o tenente Sandro Junior, comandante do pelotão de Ribeirão das Neves, produtos que aceleram a combustão podem causar uma diversão em um acidente. “No período junino, é comum fazer fogueiras pequenas, tanto caseiras ou em sítio. Porém, algumas pessoas utilizam o que chamamos aceleradores de queima, que causa uma combustão muito grande”, diz.

Ainda de acordo com o militar, a recomendação é fazer o manuseio do fogo com conhecimento.

“Por exemplo, as pessoas usam álcool líquido, que tem uma volatilidade grande, o que a gente não recomenda. Ou seja, ele evapora e vai para o ar muito rápido, podendo causar uma explosão nas redondezas da fogueira ao ser incendiado. Existem materiais específicos para isso, com queima controlada e sem risco de explosão ou queimadura. Além disso, é importante manter a distância das fogueiras”, diz.

Queimaduras

Em caso de acidente, o bombeiro orienta tomar algumas mediadas rápidas no local do acidente e acionar os bombeiros ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) imediatamente. “Existem dois tipos de procedimento. Para queimaduras simples, com vermelhidão, é necessário lavar com água corrente, cobrir com toalha úmida e deslocar para hospital”.

+ Mulher passa pasta de dente em queimadura e tem a mão deformada; médico alerta

Para o caso de queimaduras graves, a recomendação é contrária. “Não pode lavar. Tem que sobrepor com pano limpo e úmido e acionar o Samu ou os bombeiros. A água pode agravar a situação. Além disso, nada de soro caseiro, pasta de dente etc, nas queimaduras. É contra indicado e agrava a situação”, afirma.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!