Presidente da Embratur posta vídeo de Bolsonaro carregando caixão no ‘meme dos coveiros’

bolsonaro meme coveiros
O vídeo é uma montagem de Bolsonaro como um dos coveiros (@OGloboPolitica + Twitter/Reprodução)

O presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto, publicou um vídeo inusitado nas redes sociais nesse domingo (12). No Instagram, ele postou uma montagem em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece carregando um caixão.

A publicação nos stories, que já não está mais disponível, colocava o presidente no meio do “meme dos coveiros dançantes”, que tem sido utilizado em montagens na internet quando pessoas estão em alguma situação de risco. As informações são do jornal O Globo,

No uso tradicional do meme, a imagem é cortada em um momento de tensão, dando a entender que as pessoas na cena estariam dentro do caixão. No vídeo, Bolsonaro aparece rindo como um dos coveiros que segura o caixão.

Nas redes sociais, usuários debateram sobre o sentido do vídeo. A deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL) questionou no Twitter: “É uma montagem de Jair Bolsonaro rindo enquanto carrega um caixão. É uma piada com os mortos por Covid-19? É uma admissão de culpa pelo desprezo do governo às orientação sanitárias?”.

A origem do meme

Apesar de ser usado como uma brincadeira na internet, os carregadores de caixão dançarinos são uma importante tradição em Gana, país da África Ocidental. Segundo uma reportagem de 2017 da BBC, esses profissionais se especializaram em fazer performances de dança durante o evento.

No país, os funerais são eventos sociais muito importantes. As danças são uma forma de deixar o ritual mais animado. “Quando o cliente vem até nós, perguntamos: ‘Você quer algo solene ou um pouco mais de teatro? Ou talvez uma coreografia?’”, disse Benjamin Aidoo, chefe dos carregadores de caixão, à BBC.

Na tradição do país, essa é uma forma de homenagear a alegria e vida da pessoa que partiu. “Decidi dar à minha mãe uma viagem dançante até seu criador”, afirmou Elizabeth Annan, uma das contratantes do serviço.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!