Professora comemora divórcio após anos de relação abusiva: ‘Libertação’

enfim divorciada
Daiana conta que a ideia foi uma brincadeira pensada por ela e pelos dois filhos (Daiana Almeida/Arquivo pessoal)

Uma professora de 37 anos resolveu comemorar de forma inusitada o fim oficial do casamento com o então marido. Ela colocou um letreiro com o “recado” na traseira do carro. Além de anunciar que está “enfim divorciada”, ela fez questão de posar com o papel do divórcio em mãos ao lado do veículo.

Em conversa com o BHAZ, nesta sexta-feira (2), Daiana Almeida disse que a ideia foi uma brincadeira pensada por ela e pelos dois filhos, de 18 e 12 anos, frutos do casamento. Entre idas e vindas, a moradora de Luziânia, a pouco mais de 60 km do Distrito Federal, conta que a relação durou mais de uma década, mas que terminou em 2015.

Traições e até agressões físicas por parte do homem teriam motivado o fim do relacionamento. No entanto, com outras prioridades na vida, ela só conseguiu dar andamento ao divórcio há cerca de um ano e meio. E depois de tanta espera, decidiu fazê-lo em grande estilo.

“Meu objetivo era comemorar. Antigamente, as pessoas mais velhas pensavam que divórcio deveria ser escondido, que era motivo de vergonha. Pra mim, foi uma libertação”, contou. “Se a gente comemora casamento, porque não comemorar um divórcio?”, brinca Daiana.

Atitude gerou críticas

Enquanto a professora estava no cartório resolvendo os processos finais do divórcio, o carro ficou estacionado do lado de fora durante três horas. Quando saiu, viu que a cena inusitada chamou a atenção de várias pessoas que passavam pela rua. Segundo ela, muitas paravam para tirar fotos e postar nas redes sociais.

Quando chegou em casa, Daiana viu imagens do carro em diversas postagens, muitas delas com comentários maldosos a respeito da atitude. Foi então que ela resolveu usar o Facebook para se pronunciar sobre o caso.

“Para quem estava curioso para saber quem fez isso, fui eu mesma. O engraçado é ver um monte de pessoas, mulheres principalmente, me criticando. Ninguém sabe o que passei, o que sofri, e o porquê da comemoração. Isso foi apenas um incentivo para que mulheres que vivem um relacionamento abusivo e infeliz criar coragem e ser feliz. Porque eu não me arrependo de nada. Mais sororidade, por favor! Sou louca mesmo, faria tudo de novo”, escreveu na publicação.

Postagem de esclarecimento feita por Daiana Almeida após críticas (Reprodução/Facebook)

Ao celebrar a separação, ela reforça que não teve a intenção de ofender o ex-marido, com quem não tem contato. Para ela, o gesto tem o objetivo de mostrar a outras vítimas de relações tóxicas que elas não estão sozinhas. “Meu sentimento é de independência, de não estar presa mais a um relacionamento abusivo. Só quero mostrar para outras mulheres que elas podem sim tomar essa decisão, ter coragem e se orgulhar”, explica.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!