Secretaria de Saúde confirma mortes de crianças por raiva em MG e investiga caso suspeito

Vacinas contra raiva humana estão sendo distribuídas na região
(Imagem Ilustrativa/ Thomas Lipke/Unsplash)

A SES-MG (Secretaria de Saúde de Minas Gerais) confirmou que três crianças morreram em decorrência de raiva humana, na zona rural de Bertópolis, cidade que faz divisa com a Bahia. Segundo a pasta, um quarto caso é investigado e a confirmação ou não dele ocorrerá por meio de exame laboratorial.

A primeira morte foi de um menino de 12 anos no dia 4 de abril. O segundo caso confirmado da doença na região foi de uma menina, também de 12 anos, confirmado no dia 19. A paciente teve uma piora clínica e foi para uma Unidade de Terapia Intensiva, vindo a óbito no dia 29 de abril. “Ambos os casos estão relacionados a uma mordedura pelo mesmo morcego”, informou a secretaria.

A confirmação do terceiro caso suspeito de raiva humana ocorreu no dia 26, em um menino de 5 anos. Infelizmente a criança foi a óbito no dia 17 último, data em que a doença foi notificada.

“Apesar de o indivíduo estar sem sinais de mordedura ou arranhadura por morcego, optou-se por investigar o óbito como tal em função da proximidade geográfica das ocorrências e dos hábitos da comunidade”, detalhou a autoridade estadual de saúde. Uma investigação epidemiológica para identificar as circunstâncias do contágio também está em curso.

Caso suspeito

Ainda segundo a SES-MG, o caso suspeito de raiva humana foi notificado no dia 21 também na área rural de Bertópolis. “Trata-se de paciente do sexo feminino, 11 anos, que apresentou sintomas inespecíficos como febre e cefaleia [dor de cabeça] e, devido ao parentesco com o segundo caso confirmado, foi notificada como suspeita e encaminhada para o hospital de referência, onde foram coletadas amostras laboratoriais”. A paciente segue em leito clínico, estável e em observação.

Diante da situação, enviou-se doses de vacinas antirrábicas para a região, por meio da Unidade Regional de Saúde de Teófilo Otoni. Foram fornecidas também vacinas e soro antirrábico humano para a população exposta, bem como vacina antirrábica animal para vacinação de cães e gatos da zona rural.

Com Agência Brasil

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!