Uma loja de vestuário no shopping da Barra, em Salvador (BA), virou palco de polêmicas e desagradou clientes. O empreendimento decidiu instalar um manequim preto quebrando a vidraça e levantou debates sobre supostas intenções racistas. O episódio ocorreu na loja Reserva.
Em nota enviada ao BHAZ (leia abaixo na íntegra), a Reserva informou que outras praças também aderiram à campanha. A vitrine “Loucuras pela Reserva“, segundo o negócio, não teve o objetivo de ofender qualquer pessoa ou disseminar ideias racistas, “e sim divulgar a liquidação da marca”, afirma o comunicado.
Manequim ‘invadindo’ a loja incomodou
De acordo com o Correio*, um funcionário do shopping afirmou que várias pessoas comentaram que o boneco parecia estar “arrombando” a loja. A impressão resultou no desgosto dos consumidores e uma mulher chegou a enviar uma queixa à administração do centro comercial.
A rede de lojas disse ao BHAZ que o manequim preto é “o mesmo sempre usado normalmente do lado de dentro da vitrine”. Após a repercussão, a Reserva optou por recuar e desmontar os bonecos em todas as filiais.
Ação publicitária recebe chuva de críticas
Nas principais redes sociais, internautas condenam a ação da loja Reserva, em Salvador, e apontam o “racismo escancarado” no que, supostamente, foi uma campanha publicitária. “Não caiu bem”, disparou um usuário no Twitter. “Não tem uma pessoa vivendo em 2022 na equipe?”, questionou outra pessoa.
Veja os principais tuítes abaixo:
A loja Reserva do Shopping Barra colocou um manequim preto quebrando a vidraça do estabelecimento como se estivesse invadindo. Isso é racismo escancarado, nem sei como reagir. pic.twitter.com/8pqxsqUTQP
— Ashley Malia 🧜🏾♀️ (@ashleymlia) February 15, 2022
Logo em uma loja onde todos os manequins são brancos, tem um manequim preto quebrando a vidrassa. Vai vendo…
— J o e . ✊🏿 (@Jlbrthcmpst89) February 16, 2022
Em loja a gente só vê manequim branco, aí quando botam manequim preto, botam a porra do manequim fingindo quebrar a porra do vidro.
— Lil’ Dice (@pvazevedo) February 16, 2022
Aí depois vagabundo acha depois que a gente é maluco. https://t.co/lyrbluIwnE
A marca que colocou o manequim preto quebrando a vitrine não tem UMA pessoa vivendo em 2022 na equipe?
— wizZard 🧙🏻♂️ (@BettoFalco) February 16, 2022
Fico imaginando os publicitários (todos brancos é claro) criando a campanha: “O que vocês acham de colocar um manequim preto quebrando uma vidraçada?”, eles se entreolham e diz: Genial!
— David William Costa (@davidwcosta90) February 16, 2022
Está nos olhos e na mente de quem sofre! Nunca desmereça o discurso de alguém. A não ser que você esteja falando sobre esse caso específico. Talvez o manequim preto esteja aí pra chamar atenção. Talvez! Mas não caiu bem isso aí…. Estranho!
— Fagner Vilas Boas (@fagnervilasboas) February 15, 2022
Nota da loja Reserva
“A vitrine ‘Loucuras pela Reserva’ com o boneco entrando pela parte de fora da vitrine (o mesmo sempre usado normalmente do lado de dentro da vitrine) jamais teve como objetivo ofender qualquer pessoa ou disseminar ideias racistas e sim de somente divulgar a liquidação da marca.
No entanto, se mesmo sem intenção, a vitrine ofendeu a alguém comunicamos aqui que ela será imediatamente desmontada.
Acreditamos na empatia como única forma de viver em sociedade e repudiamos o racismo em todas as suas formas de expressão.
A diversidade e inclusão são valores essenciais de nossa marca.“