Companhia aérea tem primeiro robô de atendimento da América Latina; conheça Gal

Divulgação/Gol

A Gol apresentou na terça-feira (22) em Guarulhos, na Grande São Paulo, a primeira robô da América Latina para atendimento aos passageiros. Batizada de GAL, a assistente virtual é movida por inteligência artificial e já ajuda os clientes no site da empresa. Agora ganhou corpo físico e estará presencialmente na área do check-in da Gol para orientar sobre procedimentos em geral e embarque antes da viagem.

A nova robô GAL está apta para tirar diversas dúvidas dos passageiros e, neste primeiro momento, poderá auxiliar os consumidores em questões relacionadas ao autoatendimento, despacho de bagagens, orientações de check-in entre outros.

A GAL também está configurada para se locomover por 10 diferentes pontos do aeroporto pré-estabelecidos. Pode levar uma pessoa até a loja ou na área de atendimento preferencial. A robô poderá auxiliar no percurso desse trajeto.

Para se aproximar ainda mais das pessoas, de forma divertida e descontraída, a nova integrante da empresa está apta a responder questões pessoais e de personalidade como comida preferida, se viaja de avião, de onde veio, cor preferida. E, como representante do ambiente virtual, todos que conhecerem pessoalmente poderão, ainda, usar a hashtag #conheciaGAL.

Após o período de testes, a expectativa é que a GAL ganhe novos protótipos e seja ampliada para outros aeroportos do país. Em um segundo momento, a companhia projeta também conectá-la ao sistema para realização de outros serviços, como a troca de assentos ou remarcação de voos.

Tecnologia

A tecnologia da nova GAL foi inspirada em soluções da Ubtech, empresa chinesa, líder em robótica humanoide, e desenvolvida no país pela empresa Pluginbot, primeira startup da América Latina a integrar chatbots, IA, robôs e humanoides em uma plataforma multicanal. A solução usa a tecnologia de IBM Watson, a plataforma de inteligência artificial da IBM na nuvem.

A Gol pretende realizar um período de testes, mas a expectativa da companhia é criar protótipos para outros aeroportos do país. Em um segundo momento, a companhia projeta também conectá-la ao sistema para realização de outros serviços, como a troca de assentos ou remarcação de voos.

Acesse aqui para saber mais sobre promoções de passagens aéreas e hospedagens

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!