Sistema que gera 70% da energia do país opera com um quinto da capacidade

reservatório água energia
O sistema reúne oito bacias, que operam 20 reservatórios – dos quais oito estão com volume útil abaixo de 20%. Média é de 21,3% (Vinícius Schmidt/Metrópoles)

crise hídrica tem comprometido fortemente a geração de energia elétrica, exigido esforços do governo federal e castigado o bolso do consumidor, que acaba tendo que pagar mais na conta.

A falta de chuva reduziu drasticamente a capacidade de produção do Sistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal subsistema do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por cerca de 70% da geração hídrica nacional. A situação é preocupante. O volume útil atual é de apenas 21,33%, levemente acima de um quinto da capacidade total.

O sistema reúne oito bacias, que operam 20 reservatórios – dos quais oito, o que representa 40%, estão com volume útil abaixo de 20%. Os dados fazem parte de uma análise do Metrópoles, com base em informações compiladas e divulgadas pelo ONS. A situação crítica levou a contribuição das usinas hidrelétricas para geração despencar para o menor nível da história.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!