Spam: Como se livrar das frenéticas ligações de telemarketing

Telefone
Prefixo 0303 é obrigatório para todas as ligações de telemarketing ativo (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Mais de um milhão de telefones foram cadastrados em 2022 na plataforma Não Me Perturbe, que permite o bloqueio de chamadas não desejadas de empresas. Com isso, o sistema fechou o ano com 11 milhões de números.

Segundo a Conexis Brasil Digital, os cadastros equivalem a 3,8% da base de 288,6 milhões de telefones fixos e móveis existentes em todo o país.

Como se livrar das ligações de telemarketing?

A plataforma Não Me Perturbe, que começou a funcionar em 2019, permite que os usuários bloqueiem ligações de telemarketing vindas de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. Não é possível bloquear ligações, por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas.

Para bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing dos setores de telecomunicações e crédito, é só fazer o cadastro diretamente no site Não Me Perturbe: confira o passo a passo aqui. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro.

Para se livrar ainda mais das ligações insistentes de telemarketing, vale também procurar o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) do seu estado. No caso de Minas Gerais, o cidadão pode pedir o bloqueio do número de telefone aqui.

Prefixo 0303

Outro recurso que ajuda a evitar as ligações de spam é o prefixo 0303, que em 2022 passou a ser obrigatório para todas as ligações de telemarketing ativo – oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas – de empresas de telefonia fixa e em chamadas de telefones celulares.

Além disso, as operadoras devem realizar o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo, a pedido do consumidor.

Também é possível denunciar casos em que a regra for descumprida, junto à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), por meio da plataforma: consumidor.gov.br.

Em junho de 2022, a Senacon suspendeu as atividades de telemarketing abusivo de 180 empresas, com base na quantidade de reclamações no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor.gov.br.

Os outros tipos de telemarketing, que não são considerados abusivos, não estão incluídos na ação. São eles o telemarketing passivo, em que os clientes ligam para a central; os que tratam de cobranças; de doações; e os que são autorizados pelos consumidores.

Aplicativos

Por fim, além dos bloqueios, os aplicativos de identificação de chamadas podem ser uma boa opção para quem quiser se livrar das ligações de telemarketing.

Plataformas como o Whoscall e o Truecaller usam bancos de dados compartilhados para identificar milhões de números de telefone ao redor do mundo, mostrando na tela do celular que empresa está ligando. O usuário também pode cadastrar a identificação de um número por meio do app.

O Whoscall está disponível para iOS (aqui) e Android (aqui). Para baixar o Truecaller , clique aqui para iOS e aqui para Android.

Com Agência Brasil

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

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