TSE emitiu título de eleitor para 850 mil jovens até este mês; prazo vai até 4 de maio

Título Eleitoral pode ser emitido 100% online
Título Eleitoral pode ser emitido 100% online (Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

O número de jovens entre 15 e 18 anos que tiraram o primeiro título de eleitor até o último dia 21 de março foi de 854.685, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O prazo para emitir o documento e poder votar nas eleições de outubro é até 4 de maio. Nas redes sociais, diversos influenciadores e artistas uniram-se para incentivar os jovens a exercer o direito ao voto. O procedimento pode ser inteiramente online

As novas emissões ocorrem em meio a uma campanha de mobilização promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais. Várias personalidades públicas também aderiram ao movimento, incluindo artistas nacionais, como Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes e Juliette. Houve também representações internacionais, como o ator norte-americano Mark Ruffalo.

A mobilização começou após a Justiça Eleitoral identificar o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral dos últimos 30 anos. De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano o TSE registrava pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 15 a 17 anos de idade.

O menor nível de participação de adolescentes já registrado ocorreu nas eleições municipais de 2020, quando a emissão do título de eleitor caiu drasticamente para essa faixa etária e apenas 992 mil jovens tinham o documento no dia da votação. Quatro anos antes, em 2016, o número era de 2,3 milhões.

Na última eleição presidencial, em 2018, 1,4 milhão de jovens entre 15 e 17 anos tinham o título – menor nível para as eleições gerais desde 1992, quando mais de 3,2 milhões de jovens estiveram aptos a votar.

‘Vamos, galera, jovens!’

Jovens de 16 ou 17 anos – ou aqueles que completarão 16 anos até 2 de outubro – têm até o dia 4 de maio para tirar o título de eleitor. Para emitir o documento pela primeira vez, basta acessar o sistema TítuloNet, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com os dados pessoais.

Na sequência, o sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotos para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora. A primeira delas é uma selfie segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência.

Homens com idade entre 18 e 45 anos também devem encaminhar o comprovante de quitação com o serviço militar. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ressalta que as imagens devem estar totalmente legíveis, caso contrário, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.

Com Agência Brasil

Edição: Giovanna Fávero
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!