‘Vamos, galera, jovens!’: Famosos se unem para conscientizar adolescentes a tirarem título de eleitor

titulo eleitor
Juliette, Anitta e até mesmo Mark Ruffalo já deram o recado e adotaram diferentes estratégias para chamar a atenção dos jovens de 16 e 17 anos (Reprodução/@anitta + @markruffalo + @juliette)

A menos de sete meses para as eleições presidenciais deste ano, alguns artistas têm se esforçado para conscientizar os jovens de 16 ou 17 anos a tirarem o título de eleitor. Juliette, Giovanna Ewbank e até mesmo Anitta já deram o recado e adotaram diferentes estratégias para chamar a atenção deste público. O prazo final para tirar o documento é 4 de maio (veja abaixo).

“Tem 16 ou 17 anos ou fará 16 anos ATÉ 02 de Outubro? Mudou de cidade e quer votar para o novo presidente do Brasil? Então, fique sabendo que é muito fácil tirar ou transferir o título hoje em dia! É tudo online e não precisa de biometria!”, escreveu Anitta em seu perfil no Twitter.

Na sequência, a artista – que está perto de se tornar a mais ouvida do mundo no Spotify – mandou um recado direto e reto para os seus fãs adolescentes: “Me pediu foto quando me encontrou em algum lugar? Se for maior de 16 eu só tiro a foto se tiver foto do título de eleitor”.

O apelo de Anitta logo chamou a atenção nas redes sociais, mobilizou o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro e até mesmo o ator Mark Ruffalo, famoso por interpretar o Hulk nos filmes da Marvel, comentou o post da artista.

“Em 2020, os americanos só derrotaram Donald Trump porque os eleitores recordes usaram seus direitos democráticos, especialmente os jovens. Para derrotar Bolsonaro, brasileiros de 16 e 17 anos, devem se registrar para votar nas próximas eleições. Eles têm até 4 de maio para fazer isso”, escreveu o ator, que ainda compartilhou um site com o passo a passo de como regularizar o título.

‘Vamo, galera!’

Também no Twitter, a cantora e campeã do BBB 21, Juliette Freire, ressaltou a importância de os jovens participarem da vida política do país. Ela lembrou, ainda, que o processo de tirar o título de eleitor agora pode ser feito sem sair de casa.

“O voto é uma das melhores maneiras de expressar nossa voz dentro da democracia, talvez a mais poderosa. Fico muito triste com a informação que o número de adolescente de 16 e 17 anos que tiraram o título é um dos mais baixos da história. Tirar o título é simples no site do TSE”, escreveu ela.

Outros artistas, como as atrizes Giovanna Ewbank e Bruna Marquezine, também entraram na “onda de conscientização”. “Estamos em ano eleitoral e uma notícia me deixou muito preocupada, estamos com o PIOR índice de jovens de 16-17 anos com título da história! Gente, pro Brasil mudar tem que votar direito e pra isso TEM que tirar o título”, disse Ewbank.

Como tirar o título de eleitor?

Jovens de 16 ou 17 anos – ou aqueles que completarão 16 anos até 2 de outubro – têm até o dia 4 de maio para tirarem o título de eleitor. Para emitir o documento pela primeira vez, basta acessar o sistema TítuloNet, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com os dados pessoais.

Na sequência, o sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotos para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora. A primeira delas é uma selfie segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência.

Homens com idade entre 18 e 45 anos também devem encaminhar o comprovante de quitação com o serviço militar. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ressalta que as imagens devem estar totalmente legíveis, caso contrário, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.

e-Título

Após o cadastro, é possível acompanhar a tramitação do pedido também pela internet. Para isso, basta acessar a guia Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.

Caso não haja nenhuma pendência, basta fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no celular e, a partir daí, utilizar a versão digital do documento ao invés do título em papel. Vale lembrar que os cidadãos acima dos 18 anos que não tiram o título eleitoral estão sujeitos a uma série de restrições e impedimentos legais.

É que manter o título regularizado é pré-requisito para obter passaporte ou carteira de identidade, receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, entre outros.

Com TSE

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!