TSE intima diretor da PRF a explicar operações durante 2º turno mesmo após decisão

prf operações diretor geral
Operações aconteceram em alguns pontos do Brasil, principalmente no Nordeste (Reprodução/Redes sociais + FenaPRF)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) intimou o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal a dar explicações sobre as operações que estão sendo realizadas neste domingo (30) de eleições.

Em caráter de urgência, o TSE quer saber os motivos de tais operações em alguns pontos do Brasil. Na noite de ontem (29), o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, proibiu a PRF de organizar qualquer operação que afete o transporte público dos eleitores.

De acordo com a decisão do ministro, os diretores da PF e da PRF podem ser responsabilizados criminalmente caso descumpram a medida.

Publicado neste domingo (30), o despacho cita um vídeo do Twitter em que um usuário afirma que a PRF está fazendo blitz na entrada de Cuité (PB), cidade a 219 km da capital João Pessoa. Veja o vídeo:

Prefeito de Cuité denuncia

O prefeito Charles Camaraense (Cidadania) postou um vídeo nas redes sociais para denunciar a ação. “Não quero acreditar que isso é uma ação orquestrada para o povo não votar, mas está acontecendo neste exato momento: blitz da PRF aqui na entrada de Cuité, impedindo que algumas pessoas possam vir votar. Parece orquestrado? Parece, sim”, começou o prefeito.

“PRF inibindo o povo de vir votar no nosso presidente Lula. É um absurdo o que está acontecendo”, completou o chefe do Executivo municipal.

Diretor-geral da PRF apoia Bolsonaro

Silvinei Vasques, diretor-geral da PRF, fez uma postagem pedindo votos para Jair Bolsonaro (PL) aos seus 41 mil seguidores nas redes sociais.

Pelos stories de sua conta pessoal no Instagram, na noite de ontem (29), o policial escreveu “vote 22, Bolsonaro presidente”. Com uma bandeira do Brasil de fundo, o post foi apagado no início da tarde de hoje.

Por meio de fotos e vídeos na rede, o diretor já compartilhou momentos ao lado de Bolsonaro, em momentos oficiais de governo em que a PRF esteve presente.

Reprodução/@vasques75/Instagram

Senador pede prisão do diretor-geral da PRF

Pelo Twitter, o senador Randolfe Rodrigres (Rede-AP), líder da oposição no Senado, disse que pediu a prisão do diretor-geral da PRF ao TSE.

“Chega! Estamos peticionando ao TSE pedindo a PRISÃO imediata do Diretor-geral da PRF por descumprimento de decisão judicial”, escreveu.

Ele ainda chamou de “bandidos” os responsáveis pelas operações. “Bolsonaro está usando a máquina pública para tentar impedir o voto dos mais pobres. Se você é ou conhece alguém de alguma dessas regiões, se mobilize, AJUDE quem precisa ir à urna. Vamos nos unir pela nossa democracia, pelo nosso povo!”.

Reprodução/@randolfeap/Twitter

Edição: Pedro Rocha Franco
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!