VÍDEO: Turista é atingida por raio durante passeio em praia de SP

Reprodução/YouTube

Um morador da cidade de Itanhaém, no litoral de São Paulo, registrou em vídeo o momento exato em que uma jovem, de 25 anos, foi atingida por um raio. A vítima caminhava pela Praia do Sonho, no domingo (1º), quando o acidente ocorreu. Ela sofreu uma parada cardíaca e está internada em estado grave em um hospital de Guarulhos.

Na gravação, é possível ver que Taline Campos anda tranquilamente pela areia da praia quando o raio a atinge. A jovem cai imediatamente no chão. Outras dez pessoas estavam nas proximidades do local, mas somente ela se feriu. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi a responsável por socorrê-la.

Reprodução/Facebook

A vítima segue internada em estado grave na UTI do Hospital Municipal Pimentas do Bonsucesso, em Guarulhos, onde mora. Segundo a prefeitura da cidade, ela está sedada e entubada.

O vídeo que mostra Taline desmaiando após ser atingida pela descarga elétrica foi gravado por volta das 16h30, quando uma tempestade começou a se formar na região. Testemunhas contam que fazia calor e o tempo ficou ensolarado na maior parte do tempo durante o primeiro dia do ano.

Baixada Santista registrou mais de 3 mil raios no domingo

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de São Paulo (Cedec), a Baixada Santista foi a região que registrou a maior ocorrência de raios no último domingo (1º). Foram pelo menos 3 mil descargas elétricas. O fenômeno se intensifica durante o verão, quando as tempestades aumentam. O órgão alerta que o período crítico se estende até março.

O chefe da Defesa Civil da cidade de Santos, Daniel Onias, explica que esses fenômenos são rápidos, característicos da estação e com duração de poucas horas, mas podem causar mortes. “Como estamos numa região litorânea, o clima quente, a umidade e a posição geográfica formam o cenário perfeito para a formação de tempestades. Redobramos o cuidado nessa época. Nosso monitoramento é constante”, disse.

O que fazer?

O coordenador recomenda que turistas banhistas e moradores saiam imediatamente da praia quando o tempo fechar. Ficar em lugar aberto ou embaixo de uma árvore também é perigoso. “O melhor é procurar um local fechado, isolado, amparado por paredes de concreto”, explica.

Raio

É uma descarga elétrica proveniente de uma nuvem de trovoada. Pode ocorrer sem que haja chuva pela eletrificação causada por colisão de cristais de gelo ou nas nuvens de cinza lançadas por um vulcão. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) apontam que cerca de 130 pessoas morrem por ano atingidas por raio no Brasil.

Cuidados necessários

– Exija que a administração do seu prédio instale e faça boa manutenção do sistema de para-raios.
Esses equipamentos são obrigatórios para todos os edifícios com mais de 30 m de altura e terrenos com mais de 1500 m².

– Fique longe de árvores, postes ou linhas de energia elétrica

– Mantenha-se longe de estruturas metálicas, como varais ou trilhos, e não segure objetos pontiagudos ou de metal.

– Dentro de casa evite a proximidade com tomadas, canos, janelas e portas metálicas.

– Para-raios não protegem aparelhos eletrônicos. Desligue as tomadas durante as fortes tempestades e nunca utilize o telefone ou outros aparelhos que estejam ligados à rede elétrica.

– Nunca permaneça na água do mar, lagoas, represas, piscinas, locais altos ou campos abertos ou quadras.

– Procure abrigo em edificações, prédios e carros totalmente fechados ou em alguma instalação subterrânea.

Com Defesa Civil de Santos

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!