Carnaval de BH 2024: Bloco @bsurda anuncia que não irá desfilar após 6 anos na folia

festa @bsurda carnaval de bh
Carnaval de Belo Horizonte (Marcelo Oliveira/Divulgação)

O Bloco @bsurda, que levou 70 mil pessoas à rua da Bahia em 2023, não irá desfilar no Carnaval de BH neste ano. O responsável pela festa confirmou a ausência na folia por meio do Instagram nesta quinta-feira (11). Segundo a organização, o bloco não conseguiu o edital da Belotur.

Fundada em atividades artísticas de temática LGBTQIAP+, a @bsurda completa 15 anos de história em 2024. No Carnaval de BH foram seis edições, a última em 2023. “Tentamos de tudo mas realmente não vai rolar. Esse seria o nosso 7º ano de carnaval na rua. A gente agradece muito o carinho e energia que a gente recebe, mas também é bom saber o momento de segurar um ‘cadinho'”, registrou a publicação.

Outros blocos cancelam cortejam

Além da @bsurda, a festa Masterplano e dois blocos de rua de BH já anunciaram que ficarão de fora da folia em 2024: Faraó e Garotas Solteiras. Os motivos para as desistências variam entre dificuldades financeiras de viabilização da festa e complicações com o edital de Carnaval da Prefeitura da capital.

O bloco Garotas Solteiras anunciou em novembro de 2023 que não desfilará no Carnaval de 2024. Nas redes sociais, a equipe que está por trás do coletivo explicou que a pausa se faz necessária para que haja um planejamento melhor da logística e da estrutura do bloco, que atraiu mais de 400 mil pessoas neste ano.

“O Garotas nunca planejou ser um bloco tão grande quanto ele se tornou e ir para as ruas levando tanta gente exige de nós um trabalho gigantesco nos bastidores. E esse trabalho é executado por uma produção que é 100% formada por pessoas voluntárias”, disse Edu Ruas, vocalista e produtor do bloco.

Já o coletivo Faraó, um dos maiores de Belo Horizonte, também divulgou que ficará de fora da folia de 2024 em dezembro do ano passado. O motivo da decisão, segundo o fundador e produtor Reinaldo Proença é a dificuldade financeira para colocar o bloco na rua.

“Os preços dos trios subiram bastante, a cadeia do Carnaval está com um preço muito alto e acaba que o auxílio que a gente recebe da Prefeitura mal dá para pagar um trio elétrico, então fica tudo muito difícil”, declarou Reinaldo Proença ao BHAZ.

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!