Carnaval de BH: Festa que levou mais de 20 mil pessoas à rua Sapucaí pode ficar de fora da folia

Carnaval BH Masterplano
Segundo o coletivo, a festa não ocorrerá por falta de patrocínio (Divulgação/Masterplano)

A festa Masterplano, que levou mais de 20 mil pessoas para a rua Sapucaí em Belo Horizonte no Carnaval de BH 2023, anunciou, nesta quarta-feira (3), que não vai desfilar em 2024. A notícia foi dada nas redes sociais do grupo.

Segundo a organização do evento, o cortejo não ocorrerá por causa de entraves financeiros. A Masterplano destacou que é um coletivo independente que não recebe patrocínios públicos ou privados.

“Os custos envolvidos na organização de um evento de grande escala, como o Carnaval, são substanciais. Infraestrutura, segurança, divulgação, artistas e estruturas logísticas exigem investimentos financeiro significativos”, diz o comunicado.

Além da Masterplano, dois blocos de rua de BH já anunciaram que ficarão de fora da folia em 2024: Faraó e Garotas Solteiras.

A nota também agradeceu o apoio dos foliões: “a jornada até aqui foi repleta de desafios, mas o carinho e a energia positiva de vocês nos motivam a continuar buscando maneiras de celebrar essa festividade tão importante para todos nós”.

Em busca de recursos

Os responsáveis pelo evento revelaram que buscaram investimentos junto à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) por meio do edital de financiamento para os blocos de Carnaval, mas sem sucesso. Este ano, somente 50 blocos receberam apoio do governo municipal.

A Masterplano ressaltou que está aberta a parcerias que possam viabilizar a festa do Carnaval BH 2024.

“Estamos abertos a construir parcerias que nos ajudem a mudar essa realidade. Seguimos nos reunindo com a PBH com esperança de que novas alternativas de financiamento privado surjam. Com isso, marcas que estejam dispostas a patrocinar um carnaval de diversidade e impacto como o da Masterplano, entrem em contato conosco”, informa.

Outros blocos cancelam cortejo em BH

O bloco Garotas Solteiras anunciou em novembro de 2023 que não desfilará no Carnaval de 2024. Nas redes sociais, a equipe que está por trás do coletivo explicou que a pausa se faz necessária para que haja um planejamento melhor da logística e da estrutura do bloco, que atraiu mais de 400 mil pessoas neste ano.

“O Garotas nunca planejou ser um bloco tão grande quanto ele se tornou e ir para as ruas levando tanta gente exige de nós um trabalho gigantesco nos bastidores. E esse trabalho é executado por uma produção que é 100% formada por pessoas voluntárias”, disse Edu Ruas, vocalista e produtor do bloco.

“O cortejo de 2023 foi muito difícil. Nós tivemos 450 mil pessoas nos acompanhando e isso só nos mostrou que a gente precisa de mais segurança, mais logística, mais estrutura, para que possamos fazer um cortejo digno do que todas nós merecemos”, acrescentou Anittona, também vocalista do Garotas Solteiras.

Já o coletivo Faraó, um dos maiores de Belo Horizonte, também divulgou que ficará de fora da folia de 2024 em dezembro do ano passado. O motivo da decisão, segundo o fundador e produtor Reinaldo Proença é a dificuldade financeira para colocar o bloco na rua.

Pouco tempo antes do Carnaval deste ano, o bloco Faraó já dava indícios de que teria dificuldades para fazer o cortejo por questões financeiras. O coletivo carnavalesco tradicionalmente desfila na avenida Afonso Pena e arrasta multidões.

“Os preços dos trios subiram bastante, a cadeia do Carnaval está com um preço muito alto e acaba que o auxílio que a gente recebe da Prefeitura mal dá para pagar um trio elétrico, então fica tudo muito difícil”, declarou Reinaldo Proença ao BHAZ.

Edição: Roberth Costa
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!