Menor do que parece? Burger King é alvo de processo pelo tamanho do sanduíche Whopper

whopper burger king
A rede de fast-food Burger King é alvo de uma ação judicial coletiva que questiona o tamanho o lanche Whopper (Burger King/Divulgação)

A rede de fast-food Burger King é alvo de uma ação judicial coletiva que questiona o tamanho do lanche Whooper. Um juiz dos Estados Unidos rejeitou o pedido de arquivamento do processo e alegou que a empresa enganou os clientes com o tamanho do sanduíche.

O advogado Anthony Russo representa os clientes que se sentiram lesados pela gigante de fast-food e que alegam que o Whopper parece ser 35% maior nos cardápios. A ação foi movida em abril do ano passado.

O processo diz que o Burger King começou a “inflar” o tamanho dos hambúrgueres nos anúncios por volta de setembro de 2017. Antes disso, os clientes argumentam que a empresa anunciava “de forma mais justa” os produtos alimentícios.

‘Alegações falsas’

O processo cita como testemunhas usuários do YouTube especializados em avaliações de comida e usuários do Twitter que reclamaram de seus pedidos. Além de indenização monetária, a ação exige que o Burger King ponha fim às “práticas enganosas”.

Representantes do Burger King dos Estados Unidos disseram à BBC que “as alegações dos demandantes são falsas”. “Os hambúrgueres de carne grelhados retratados em nossa publicidade são os mesmos usados ​​nos milhões de sanduíches Whopper que servimos aos clientes em todo o país”, disse um porta-voz da empresa.

O Whopper é um hambúrguer de carne bovina grelhado de 113g, pão com gergelim, queijo derretido, picles, salada fresca, ketchup e maionese BK. No Brasil, ele é comercializado por R$ 27,90.

Whopper costela sem costela

Essa não é a primeira vez que o Burger King é acusado de enganar os consumidores. No ano passado, a rede de fast-food foi alvo de críticas após vender o “Whopper Costela”, que não é feito de costela. Na época, a empresa defendeu que sempre comunicou com clareza a composição do hambúrguer.

A denúncia foi feita pelo perfil “Coma Com Os Olhos” no Instagram, o mesmo que divulgou a informação sobre o McDonald’s e acionou o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e o Procon-SP contra a empresa.

Ao acusar o Burger King de enganação, o perfil aponta que o hambúrguer usado no Whopper Costela, fabricado pela Sadia, é feito de paleta de porco, com um aroma de costela. “‘Ou seja, mais uma vez as grandes redes mostram uma coisa na propaganda e te entregam algo completamente diferente”, defende.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!