Catas Altas, em Minas Gerais, tem maior PIB per capta do país

Dados são referentes ao ano de 2021 (Divulgação/Camila Aguiar)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (15), dados sobre a economia do país a partir do desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2021, o município de Catas Altas, localizado na região central de Minas Gerais, registrou o maior PIB per capta de todo o Brasil.

De acordo com o IBGE, o PIB é calculado a partir da soma de todos os bens e serviços finais produzidos em um ano por um país, estado ou cidade. Desse montante, divide-se o total pelo número de habitantes da localidade para encontrar o valor per capta. Com apenas 5.473 habitantes, Catas Altas apresentou um PIB “por cabeça” de R$920.833.

O número expressivo vem de um conjunto de atividades econômicas ligadas ao município. Além de grande atuação da agropecuária e exploração do minério de ferro, Catas Altas é um dos principais destinos do turismo mineiro, uma vez que integra o Circuito do Ouro da Estrada Real.

BH em destaque

Ainda segundo dados apresentados pelo IBGE, Belo Horizonte ficou em quarto lugar no ranking das cidades mais ricas do Brasil. A capital mineira teve uma participação de 1,17% no PIB nacional de 2021, atrás apenas de Brasília (3,18%), Rio de Janeiro (3,99%) e São Paulo (9,20%).

Em nota, o analista de Contas Regionais do IBGE, Luiz Antonio de Sá, celebra os dados, mas pede cautela. Para ele, ainda é preciso mais para recuperar a força econômica igual era, ao que se chama, no período pré-pandêmico.

“Os resultados expressam uma recuperação econômica das capitais e outras agregações com maior participação no PIB brasileiro que, por terem como atividade principal os serviços presenciais, foram fortemente afetadas pela pandemia de Covid-19”, destaca.

Municípios com maior participação no PIB nacional

  • 1º São Paulo (SP) – 9,2
  • 2º Rio de Janeiro (RJ) – 4
  • 3º Brasília (DF) – 3,2
  • 4º Belo Horizonte (MG) – 1,2
  • 5º Manaus (AM) – 1,1
  • 6º Curitiba (PR) – 1,1
  • 7º Osasco (SP) – 1
  • 8º Maricá (RJ) – 1
  • 9º Porto Alegre (RS) – 0,9
  • 10º Guarulhos (SP) – 0,9

Os dados apresentados pelo IBGE utilizam as estimativas de população residente em 1º de julho de 2021, enviadas pelo Instituto ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!