CCBB de BH recebe mostra de bruxas no Cinema sob perspectiva feminista

Mostra segue em cartaz até 20 de maio (Paramount Pictures/Reprodução)

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH) exibe, a partir desta quarta-feira (24), a 2ª edição da Mostra Mulheres Mágicas: Reinvenções da Bruxa no Cinema. A exposição cinematográfica lança foco em formas de representação de corpos e saberes femininos estigmatizados por séculos, e segue em cartaz até 20 de maio.

Dividida em dois eixos curatoriais, a Mostra traz o lado A, sobre imagens clássicas, e o lado B, sobre saberes ancestrais. O primeiro se debruça sobre a construção temporal que formou o arquétipo das bruxas no cinema, enquanto o segundo apresenta contrapontos que reimaginam politicamente essa figura. No lado B, a exposição reúne uma série de obras assinadas por cineastas mulheres, que reinventam as bruxas sob perspectiva feminista.

Com curadoria de Carla Italiano, Juliana Gusman e Tatiana Mitre, a edição resgata a clássica história de perseguição de mulheres “más”, ainda no período medieval, até o alvorecer da idade moderna, quando a bruxa se tornou um símbolo de empoderamento feminino. A programação transita entre obras de ficção, documentários e peças experimentais.

Programação especial

Depois de passar por Brasília e São Paulo (onde ainda segue em curso), a Mostra Mulheres Mágicas desembarca em BH com programação especial. Além das exibições, a R$ 10 pelo site do CCBB, o evento traz uma oficina gratuita, em 18 de maio.

Nela, a pesquisadora Roberta Veiga irá conduzir um debate sobre “Como o feminismo e a bruxaria se enlaçam: por um inventário cinematográfico de feitiços e feiticeiras”. A ideia é construir um inventário com cenas, performances e imagens, dos filmes-arquivos da mostra. Pessoas acima de 12 anos podem se inscrever através de formulário disponível aqui.

Além disso, a programação traz uma lista de sessões comentadas, ora pelas curadoras, ora por pesquisadoras do tema. Essas sessões estão marcadas para ocorrer nos dias 4, 16 e 17 de maio, às 16h, 18h30 e 14h, respectivamente. Confira a relação de palestrantes no Instagram @mostramulheresmagicas.

A 2ª edição da Mostra Mulheres Mágicas: Reinvenções da Bruxa no Cinema também terá parte da programação exibida online. Ela estará disponível, entre os dias 26 de abril e 05 de maio, no site https://www.mulheresmagicas.com/, gratuitamente.

Confira a agenda completa da Mostra aqui.

Líder no ranking

Em 2023, o Centro Cultural do Banco do Brasil Belo Horizonte se tornou o museu mais visitado da América Latina. Isso de acordo com ranking divulgado em março pela revista britânica de artes visuais “Ther Art Newspaper”.

Além disso, o CCBB-BH aparece na lista dos 100 museus mais populares do mundo no último ano, marcando presença na 41ª colocação. Ao todo, 1.474.825 pessoas visitaram o local.

Confira as exposições de maior sucesso do CCBB-BH clicando aqui.

E se liga!

Mostra Mulheres Mágicas: Reinvenções da Bruxa no Cinema
Local: CCBB-BH
Data: de 24 de abril a 20 de maio
Classificação: de livre a 16 anos
Ingressos: a R$ 10, no site do CCBB

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!