Chuva forte com granizo na madrugada assusta moradores de BH; veja a previsão do tempo

chuva belo horizonte
Chuva extremamente forte atingiu a capital mineira nesta madrugada (Reprodução/Redes sociais)

Chuvas de forte intensidade, e com granizo, atingiram Belo Horizonte na madrugada deste sábado (29). Pouco depois da meia-noite, a Defesa Civil registrou precipitações extremamente fortes nas regiões Oeste, Noroeste, Centro-Sul e Leste. De acordo com a meteorologia, a chuva deve quase parar e as temperaturas tendem a subir nos próximos dias.

Em relato nas redes sociais, moradores divulgaram vídeos e fotos de granizo em bairros como Santo Antônio, Padre Eustáquio e Gutierrez. Veja alguns registros:

Nas últimas 12 horas, a região Oeste foi a que mais choveu, com 57,6 milímetros. Logo depois vem a região Centro-Sul, com 27,8 milímetros. No acumulado de abril, até as 9h de hoje, as duas regiões registram quase o dobro do previsto para o mês de abril. A Oeste com 191% e a Centro-Sul com 177%. Veja o acumulado completo:

ACUMULADO DE CHUVAS (mm) em abril até 9h do dia 29:

  • Barreiro: 101,2 (123%)
  • Centro Sul: 145,3 (177%)
  • Leste: 89,0 (108%)
  • Nordeste: 82,0 (100%)
  • Noroeste: 90,6 (110%)
  • Norte: 48,4 (59%)
  • Oeste: 157,4 (191%)
  • Pampulha: 46,6 (57%)
  • Venda Nova: 97,4 (118%)

“Essa chuva aconteceu por conta de uma frente fria que chegou nessa quarta-feira (26) em Minas Gerais”, explica o meteorologista Ruibran dos Reis. Segundo o especialista, a previsão para o fim de semana e feriado é de tempo parcialmente nublado, com poucas chuvas. “As temperaturas tendem a subir um pouco e o sol deve predominar”.

A temperatura mínima foi de 17ºC, e a máxima deve ser de 28ºC neste sábado. Para domingo e segunda feira, a mínima permanece a mesma, e a máxima chega aos 25ºC. Até o momento, não há previsão de frio para BH e região metropolitana.

Risco geológico

Por conta do volume de chuva das últimas horas e a previsão de novas chuvas, a Defesa Civil emitiu um alerta de risco geológico moderado/forte até esta segunda-feira (1º).

O órgão recomenda atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

Caso você perceba o surgimento de trinca nas paredes, água empoçando no quintal ou minando na base do barranco, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo e inclinação de poste ou árvore, aciona Defesa Civil pelo 199.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!