A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Contagem registrou, entre janeiro e março deste ano, um aumento de 22% nas notificações de casos de síndrome gripal se comparado com o mesmo período de 2025. De acordo com a pasta, as crianças são as mais afetadas por quadro de doenças respiratórias graves.
De acordo com a secretaria, até o momento, foram notificados 6145 casos de gripe entre janeiro e março. No mesmo período de 2025, o número foi 18% menor, com 5.301 casos registrados da doença.
Veja também
Além disso, dentre os 6145 casos de síndrome gripal, 356 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo a pasta, os mais afetados são os grupos mais vulneráveis: 47,8% correspondem a crianças de até 5 anos, enquanto 24,5% são de idosos.
“Os dados reforçam a necessidade de atenção redobrada com esses públicos, especialmente neste período de maior circulação de vírus respiratórios”, destacou a Prefeitura de Contagem.
Emergência em saúde
No início do mês, em 6 de abril, o prefeito de Contagem Ricardo Faria (PSD) decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de SRAG no município, sobretudo entre crianças e idosos.
Com a decisão, o município poderá implementar ações emergenciais de prevenção e reforçar o atendimento nas unidades de urgência e emergência. Entre as medidas previstas estão a contratação emergencial de profissionais, a aquisição de insumos e medicamentos com mais agilidade e a ampliação da rede de assistência.













