Após casos em Santos e Salvador, Anvisa recomenda suspensão de temporada de cruzeiros

Navios atracados
Agência monitora casos de Covid em dois navios e se preocupa com risco de maior transmissão da ômicron (FOTO ILUSTRATIVA: Georgy Trofimov/Unsplash)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou, nessa sexta-feira (31), que o Ministério da Saúde suspenda temporariamente a temporada de navios de cruzeiros na costa brasileira. A sugestão veio após o número de casos de infecção e Covid-19 aumentar nas embarcações nos últimos dias, com registros em Salvador e Santos.

De acordo com a Anvisa, a variante ômicron é mais contagiosa que as outras variantes e a proteção imunológica dada pela vacina pode ser menos efetiva. Na sexta-feira, dois navios ficaram atracados no Brasil e interromperam as atividades por causa dos surtos de coronavírus.

A agência argumenta que, mesmo com os planos de assistência à saúde dos passageiros desembarcados para vigilância epidemiológica, a situação na prática é diferente, já que houveram problemas nos desembarques de casos positivos de Covid no país.

‘Precaução’

Em nota, a Anvisa disse que “a manifestação da agência foi pautada no princípio da precaução, ao priorizar o impedimento da ocorrência de agravo à saúde pela adoção das medidas necessárias à sua proteção”.

A recomendação ainda não proíbe a operação dos navios de cruzeiro, sendo em caráter recomendatório, uma vez que, para se tornar efetiva, precisa ser sancionada pelos ministérios da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura.

“Até decisão final do grupo de ministros, as operações seguem, como regra geral, autorizadas, submetidas às regras sanitárias vigentes”, diz a nota.

Navios atracados

A Anvisa acompanha a evolução de casos em duas embarcações atracadas por causa de surtos de Covid-19 a bordo. Os navios são o MSC Splendida, atracado no Porto de Santos (SP), e o Costa Diadema, atracado em Salvador, na Bahia. Quase 4 mil pessoas estão embarcadas em cada um dos cruzeiros.

O MSC Splendida atracou no Porto de Santos na quarta-feira (29), após relatar novos testes positivos de Covid-19. Foram identificados 51 tripulantes e 27 passageiros com a doença. Além disso, 54 contactantes – ou seja, pessoas que tiveram contato com quem testou positivo para a doença – foram identificados.

A empresa foi notificada pela Anvisa a fazer testes de Covid em 100% da tripulação. Os tripulantes que testaram positivo foram desembarcados, como prevê a resolução da agência, e estão sendo monitorados pelo Ciev (Centro de Informações Estratégicas em Saúde).

Já no navio Costa Diadema, da empresa Costa Cruzeiros, foram confirmados 68 casos de Covid-19, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros. Estão embarcados, no momento, 3.836 viajantes, sendo 1.320 tripulantes. O navio iniciou a viagem no Porto de Santos e teria como próximo destino o Porto de Ilhéus, na Bahia.

O navio foi orientado a retornar, operando apenas com suas funções essenciais, ao Porto de Santos, onde todos os passageiros e tripulantes desembarcariam.

Com Agência Brasil

Edição: Giovanna Fávero
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!