Belo Horizonte abre mais um local para testagem de Covid-19 a partir de hoje

Testagem de Covid-19
Agora, os cidadãos mineiros podem realizar o exame na UNA Linha Verde (Banco de Imagens/Envato)

A prefeitura de Belo Horizonte abre, a partir desta quarta-feira (26), mais um local para a testagem de Covid-19 em BH. A nova unidade será na UNA Linha Verde, localizada na avenida Cristiano Machado, bairro Vila Suzana. Com a ampliação, somente nas universidades serão cerca de 500 testes ofertados diariamente à população mineira, diz a administração municipal.

A fim de encontrar um diagnóstico para o novo coronavírus, interessados devem agendar um horário de atendimento, que é realizado entre 8h e 17h. As vagas continuam disponíveis todos os dias, a partir das 17h, para agendamento no dia seguinte. A prefeitura reforça que essa marcação deve ser realizada, exclusivamente, por meio do Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. No PBH APP, a disponibilização será feita nos próximos dias. 

Endereços de coleta

Em BH, 152 Centros de Saúde, nove UPAs e dois CEDORs (Centros de Doenças Respiratórias) ofertam testagem de Covid-19 em BH hoje. O cidadão que apresentar sintoma gripal deve providenciar o agendamento do exame e comparecer a uma das unidades entre o primeiro e o sétimo dia de sintomas. Dessa forma, a eficácia do resultado tem mais precisão.

Para agendar um horário, basta acessar o portal da PBH e fazer cadastro no sistema com os dados pessoais. Em seguida, já é possível selecionar data, horário e local ideais para fazer o testagem de Covid-19 em BH. O usuário do site deve receber a confirmação do agendamento via e-mail, com o nome da unidade escolhida. Após o fim da testagem, ele deve aguardar cerca de 20 minutos para receber o diagnóstico.

Confira abaixo endereços de coleta nas universidades mineiras:

  • FAMINAS-BH: Avenida Cristiano Machado, número 12.001 – Vila Cloris.
  • Centro Universitário UNA: Avenida João Pinheiro, número 580 – Lourdes.
  • UNA Linha Verde: Avenida Cristiano Machado, número 11.157 – Vila Suzana.

Nessa terça-feira, o Ministério da Saúde anunciou uma portaria que reduz de 15 para dez dias o prazo de afastamento dos trabalhadores com casos confirmados do novo coronavírus, suspeitos ou que tiveram contato com casos suspeitos. O período de afastamento pode ainda ser reduzido para sete dias, caso o funcionário apresente resultado negativo em teste por método molecular (RT-PCR ou RT-LAMP) ou teste de antígeno a partir do quinto dia após o contato.

Pfizer e BioNTech testam vacina contra ômicron

As empresas Pfizer e BioNTech anunciaram ontem (25) o início do ensaio clínico para avaliar a vacina voltada para a variante ômicron da Covid. O estudo vai avaliar a segurança e a efetividade do imunizante. O objetivo é atuar contra a alta transmissão da ômicron e avaliar a necessidade de vacinas específicas para variantes.

“Embora a pesquisa atual e os dados do mundo real mostrem que os reforços continuam a fornecer um alto nível de proteção contra doenças graves e hospitalização com a Ômicron, reconhecemos a necessidade de estarmos preparados caso essa proteção diminua com o tempo e potencialmente ajudar a lidar com a ômicron e novas variantes no futuro”, acrescentou a chefe de pesquisa e desenvolvimento de vacinas da Pfizer, Kathrin Jansen.

A pesquisa avaliará 1.420 pessoas entre 18 e 55 anos e os voluntários serão divididos em três grupos. O primeiro envolve pessoas que receberam duas doses da vacina Pfizer/BioNTech entre 90 e 180 dias antes da inscrição e que receberão uma ou duas doses da vacina contra a ômicron. O segundo grupo, por sua vez, inclui aquelas que receberam três doses da vacina atual entre 90 e 180 dias antes do estudo e receberão outra dose da vacina original ou uma vacina específica contra a ômicron. Já o último grupo inclui pessoas que nunca foram vacinadas contra a Covid e que receberão três doses da vacina específica contra a nova variante.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!