BH ultrapassa 3 mil mortos por Covid-19

Ocupação leitos UTI BH
BH tem 3.053 mortes pela doença até o momento (Isabel Baldoni/BHAZ)

Belo Horizonte segue com UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo) e enfermarias lotados nesta terça-feira (23). Com os altos números da Covid-19, já são 3.053 pessoas perderam a vida para a doença na capital mineira. Segundo o Boletim Epidemiológico Assistencial desta terça (23), BH está com 102,3% dos leitos de UTIs ocupados, e segue no nível vermelho de alerta máximo. O limite de ocupação seria de 100%, porém, a prefeitura conseguiu abrir novos leitos para receber pessoas com sintomas mais graves de Covid.

Pelo lado dos leitos de enfermaria a situação também não é favorável. Belo Horizonte está com 87,9% desses leitos ocupados. O colapso tanto avisado pelos médicos infectologistas do Comitê de Enfrentamento à Covid é uma das maiores preocupações das autoridades. Já que, até o momento, BH registrou 134.516 casos de Covid. O número médio de transmissão por infectado é o único indicador que está em nível amarelo, com 1,16 pontos.

Apesar dos altos números da Covid, houve uma queda em relação às 24 horas do dia anterior (22). BH tinha 107,3% dos leitos de UTIs ocupados. Os demais indicadores seguiram estáveis e sem grandes variações. Ainda segundo o Boletim, dos 5.287 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ao menos 3.053 deram positivo para Covid-19.

Vacinação ainda lenta

Apenas 198.273 pessoas receberam a primeira dose das vacinas CoronaVac e Astrazeneca. Apesar da dificuldade em adquirir os imunizantes para a população mineira, o prefeito Alexandre Kalil garantiu que vai comprar 4 milhões de doses da vacina Sputnik, imunizante contra a Covid-19. O prefeito da capital, Alexandre Kalil (PSD), disse que a negociação pelas doses aconteceu juntamente ao senador Antônio Anastasia (PSD). Segundo o chefe municipal, o investimento nas vacinas da Rússia ficou em torno de R$ 200 milhões.

“Belo Horizonte vai comprar 4 milhões de doses da vacina Sputnik. Conversei com Anastasia [Antonio, senador], já tivemos a conversa com a Rússia, e vamos disponibilizar essas vacinas assim que a lei permitir”, afirmou Alexandre Kalil. “E vamos garantir o pagamento adiantado para que não haja problema burocrático. Estamos providenciado essas 4 milhões de doses, cerca de R$ 200 milhões investidos”, concluiu.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!