Belo Horizonte vacina crianças de 5 anos sem comorbidades contra Covid-19 hoje

Crianças de 5 anos sem comorbidades
Capital mineira também tem repescagem para grupos já convocados (SMSA/Divulgação)

Belo Horizonte aplica, nesta quarta-feira (9), a primeira dose da vacina contra Covid-19 em crianças sem comorbidades de 5 anos. Para receber o imunizante, é necessário apresentar o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte. Também ocorre hoje a repescagem para grupos já convocados anteriormente.

O grupo composto por crianças de 5 anos sem comorbidades é o daquelas que nasceram de fevereiro a julho de 2016. Caso a criança que for se vacinar esteja acompanhada por terceiros, é necessário preencher e apresentar termo de autorização, disponível no portal da PBH, assinado pelos pais ou responsáveis legais.

A imunização nas escolas é de 9h às 16h. Confira aqui os locais.

Repescagem de vacinação

Ocorre também nesta quarta a repescagem da dose de reforço e quarta dose para grupos prioritários e faixas etárias já convocadas. O requisito é ter recebido a segunda dose há pelo menos 4 meses. Os cidadãos devem comparecer a postos ou centros de saúde, das 8h às 17h. O horário dos postos de drive-thru é das 8h às 16h30.

A repescagem, por sua vez, é voltada às crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação, e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8, 7 e 6 anos completos até a data da vacinação.

Cronograma para os próximos dias

Além da vacinação infantil, amanhã (10) é a vez de pessoas de 49 a 18 anos com alto grau de imunossupressão receberem a quarta dose. Confira abaixo o cronograma disponibilizado no site da PBH para hoje, quinta e sexta-feira desta semana.

Dia 09/02, quarta-feira: primeira dose para crianças sem comorbidades de 5 anos, nascidas de fevereiro a julho de 2016 e que ainda tenham 5 anos na data da vacinação. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte. A aplicação das vacinas será feita em escolas;

  • repescagem de dose de reforço e quarta dose para grupos prioritários e faixas etárias já convocados, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF.
  • repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8, 7 e 6 anos, completos até a data da vacinação. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte. A aplicação das vacinas será feita em escolas.

Dia 10/02, quinta-feira: quarta dose para pessoas de 49 a 18 anos com alto grau de imunossupressão, cuja dose adicional tenha sido há pelo menos 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte e da condição de saúde;

  • repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8, 7, 6 e 5 anos, completos até a data da vacinação. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte. A aplicação das vacinas será feita em escolas.

Dia 11/02, sexta-feira: dose de reforço para pessoas de 39 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;

  • repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8, 7, 6 e 5 anos, completos até a data da vacinação. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte. A aplicação das vacinas será feita em escolas.

Imunossupressão

Pessoas com alto grau de imunossupressão podem receber a quarta dose, contanto que a dose adicional tenha sido tomada há pelo menos 4 meses. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, estão elegíveis para a vacinação os usuários nas condições abaixo:

  • Imunodeficiência primária grave;
  • Quimioterapia para câncer;
  • Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
  • Pessoas vivendo com HIV/Aids;
  • Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
  • Uso de drogas modificadoras da resposta imune, como Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe) Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).
  • Auto-inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
  • Pacientes em hemodiálise;
  • Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

A Prefeitura de Belo Horizonte frisa que as pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo. Além disso, devem sempre checar os endereços disponíveis no portal da PBH, antes de se deslocar aos pontos de imunização.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!