Conass defende vacinação infantil sem prescrição médica e alfineta Queiroga: ‘A ciência vencerá’

Conass desmente prescrição médica para vacinação infantil
(Reprodução/Adão de Souza + Reprodução/@marceloqueiroga/Instagram)

O Ministro da Saúde Marcelo Queiroga sugeriu que a vacinação infantil contra Covid-19 não é uma prioridade e anunciou que pretende exigir prescrição médica para tal. No entanto, o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) divulgou uma cartinha de Natal direcionada aos pequenos, na qual rebate o pronunciamento do Ministério da Saúde e ressalta que a faixa etária estará protegida.

A nota assinada pelo presidente do órgão, Carlos Lula, visa a tranquilizar os pais em relação à vacinação de suas crianças. Ao mesmo tempo, o documento alfineta as últimas declarações do Ministério da Saúde e reforça a importância da imunização, apontando as vezes em que o “Zé Gotinha” salvou vidas no país.

“O ano não foi fácil. Os papais e as mamães de vocês passaram por inúmeras dificuldades. Empregos foram perdidos, tudo ficou caro, foi difícil iniciar a vacinação contra o coronavírus. Por conta disso, muitos parentes e muitos amigos viraram estrelinhas. Mais de 400 mil apenas este ano”, começou a carta, referindo-se às vítimas da Covid-19.

“Vocês devem ter se acostumado a falar de coronavírus e, por conta dele, passaram a usar máscaras até para ir para a escola. A gente sabe que máscara não é algo confortável, mas elas são usadas para protegê-los”, continuou Lula.

Carta aponta eficácia da vacina infantil

Após lembrar que conseguimos “proteger os papais e as mamães” com a imunização em massa, o texto aponta que também ultrapassamos outra barreira: garantir vacinas contra a Covid-19 para crianças.

Na sequência, o comunicado mostra compreensão quanto ao medo de agulhas, que a maioria dos pequenos compartilha, mas diz que eles não precisam temer. “Os cientistas do mundo inteiro apontam a segurança e eficácia da vacina para crianças! Ela inclusive já começou a ser aplicada em meninos e meninas de vários países do mundo”, garantiu a carta.

O parágrafo seguinte foi o primeiro a alfinetar Queiroga, afirmando que “infelizmente, há quem ache natural perder a vida de vocês, pequeninos, para o coronavírus”. O comunicado ainda acrescentou: “E é esse o recado que queremos dar no dia de hoje, véspera de Natal: quando iniciarmos a vacinação de nossas crianças, avisem aos papais e às mamães: não será necessário nenhum documento de médico recomendando que tomem a vacina”, disse o texto.

“A ciência vencerá. A medicina vencerá e vocês estarão protegidos. Que o Papai Noel traga neste ano muito amor, alegria, abraços, diversão e PROTEÇÃO contra a COVID-19. E que todos possam compartilhar esses presentes com o papai e a mamãe. Feliz Natal!”, concluiu a mensagem.

Confira o conteúdo da carta na íntegra. Em seu perfil no Instagram, Carlos Lula publicou a mensagem com a legenda “Uma carta aberta às crianças do Brasil que tanto merecem o melhor presente do SUS: a vacinação contra a #Covid19! E o mais importante: sem restrições infundadas! Vacina já para todos os brasileirinhos e brasileirinhas!”

Rodrigo Maia critica Queiroga: ‘Assassino’

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, expressou indignação diante da pretensão do Ministério da Saúde em exigir prescrição médica para a vacinação infantil. Em seu perfil no Twitter, o deputado federal pelo Rio de Janeiro compartilhou uma reportagem do g1 e disparou: “Esse ministro assassino deveria ser interditado pelo STF. É urgente.”

Nos comentários, alguns seguidores concordaram com a postura de Maia. “A ANVISA já analisou, o comitê técnico já analisou. Tá enrolando por quê? Quanto mais tempo o povo fica sem vacina mais gente morre. 620 mil já não é suficiente?”, disse um internauta.

“Se você tivesse pautado o impeachment do Bolsonaro, isso não estaria acontecendo. Sua mão também está suja”, alfinetou outra pessoa. Um terceiro ainda disparou: “Quando você tinha chance de fazer algo em relação a esse governo só ficou em tweet de repúdio, tá reclamando do que agora? Você foi conivente”.

(Reprodução/@marceloqueiroga/Instagram)
Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!