Covid-19: Festa de confraternização contamina 23 funcionários com a variante ômicron

Festa de contraternização contamina 23 funcionários em MG
Todos os casos da doença são leves a moderados (IMAGEM ILUSTRATIVA – Envato/Banco de imagens + Banco de imagens /Unsplash)

Uma festa de confraternização deixou 23 funcionários contaminados pela variante ômicron da Covid-19. O evento em comemoração ao fim do ano reuniu os colaboradores de uma empresa mineira e ocorreu em São Paulo, na semana passada. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Extrema (MG).

De acordo com Enis Donizetti Silva, médico-coordenador que controla os casos de Covid-19 na cidade, a notícia sobre o contágio coletivo foi informada no início da semana, por meio da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica. Ele contou que, inicialmente, eram 11 pacientes confirmados com a doença.

“Esses 11 casos inicialmente nós começamos a avaliar junto à empresa e, a partir da ocorrência desse surto, pedimos para fazer uma avaliação em todos os colaboradores. Isolamos a empresa, mandamos todo mundo para casa e desse grupo todo que foi testado, ocorreram mais positivos. Então hoje, na verdade, só dentro dessa empresa, nós temos 23 casos positivos”, começou o profissional.

Ainda segundo ele, todos os colaboradores identificados com o vírus estão isolados em casa, com sintomas leves, e nenhum precisou de internação. Diante das possíveis circunstâncias da transmissão, outras empresas também estão sendo monitoradas.

“Todos as empresas estão fazendo teleacompanhamento com a nossa saúde primária, todos eles do ponto de vista de evolução clínica, passam de um quadro leve a moderado, nenhum deles precisou de internação. No entanto, a gente tem outros pacientes de Covid internados nos nossos hospitais, nós estamos colhendo material de todo esse grupo e estamos também vigiando outras empresas, porque essa empresa compartilha refeitório com outras empresas em Extrema”, explicou o médico.

Plano de prevenção serve de alerta

Diante da festa que contaminou 23 funcionários e no intuito de reforçar as medidas de proteção, a prefeitura de Extrema acionou um plano de prevenção. “Nós distribuímos em média, 50 mil, 60 mil máscaras cirúrgicas N95 para toda a população. Intensificamos isso desde então, intensificamos a comunicação com a população, através de carros de som, cartazes e da rádio da cidade, publicações nas nossas redes sociais”, detalhou Silva.

O médico-coordenador orienta que pessoas enfrentando casos de síndrome respiratória procurem uma “unidade sentinela” na cidade. Desse modo, será possível evitar a transmissão da doença a outros cidadãos de Extrema.

Responsabilidade durante as festividades

Enis Donizetti Silva reforçou a importância de concluir o esquema vacinal e evitar aglomerações, como nas festividades de Natal e Ano Novo. Embora a maioria da população já esteja vacinada com as duas doses e muitos com a dose de reforço, a medida não impede completamente a infecção pela Covid-19.

Na sequência, adicionou que a variante ômicron tem alta transmissibilidade, como alertam os especialistas. Definida como “sem precedentes” pela OMS, a nova mutação parece se propagar mais rápido que a delta e as demais cepas já conhecidas do vírus.

“O importante e fundamental é a vacina, todos esses casos receberam duas doses, é um fato importante, mesmo com duas doses você pode ficar doente. Essa variante tem uma enorme transmissibilidade. No Natal e no Ano Novo, não deixe de usar máscaras, ter cuidados com aglomerações, fazer comemorações em ambientes abertos e ventilado, usar máscara o maior tempo possível”, completou o médico.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!