Coronavírus: MG chega a 20 mortos e registra 59 mil casos suspeitos

coronavirus em minas 20 mortos
Depois de um dia sem registrar nenhuma morte, Estado confirma novas 3 (Amanda Dias/BHAZ)

Depois de um dia sem registrar mortes pelo novo coronavírus, as estatísticas da doença em Minas Gerais retomaram o ritmo de crescimento da semana. O boletim divulgado neste domingo (12), pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde) dá conta de três novos registros, que sobem para 20 o número total de óbitos confirmados no Estado.

Também subiram os registros de casos suspeitos e confirmados. De ontem para hoje, foram registrados 48 novos casos suspeitos, totalizando, até o momento, 59.027 registros. Já os casos confirmados passaram de 750 para 806, conforme o documento divulgado neste domingo.

Óbitos

Um ponto que chama atenção no boletim divulgado hoje diz respeito ao número de óbitos descartados, que vem se mantendo alto pelos últimos três dias. Tanto nessa sexta (10), como no sábado (11), o número de mortes descartadas – aquelas que a investigação concluiu que não foram causadas pelo coronavírus – foi de 143. Hoje, os casos que se encaixam nesta categoria chegaram a 191.

Entre as mortes confirmadas até o momento, a maioria é masculina: são 12 homens e 8 mulheres que morreram em decorrência do vírus, no Estado. Seis desses casos foram registrados em Belo Horizonte e os outros 14 em cidades do interior, dentre as quais se destacam Uberlândia, no Triângulo mineiro, e Paraisópolis, no Sul de Minas, com dois casos cada.

O quadro abaixo, divulgado pela SES mostra a distribuição de todos os 20 óbitos confirmados até o momento:

Quadro resumo – Óbitos Covid-19 MG (Divulgação/SES-MG)

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!