Covid em BH: Indicadores de risco registram nova queda nesta terça

Indicadores Covid tem queda em BH
Os números mostram melhora nas últimas 24 horas (Amanda Dias/BHAZ)

Todos os principais indicadores da Covid-19 em Belo Horizonte voltaram a registrar queda nas últimas 24 horas, conforme mostra o Boletim Epidemiológico Assistencial mais recente, divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) nesta terça (18). Apesar da melhora, todos os indicadores da Covid-19 ainda estão em nível de alerta.

Segundo o boletim, de ontem (17) para hoje, o número médio de transmissão por infectado caiu de 1,02 para 1 – valor limite entre os níveis verde e amarelo de risco. Quando este índice fica acima de 1, ele representa um alerta para a cidade, de acordo com infectologistas. De 0,9 para baixo, o indicador passa para o nível verde. A taxa representa quantas pessoas um paciente contaminado pelo novo coronavírus tem potencial para infectar.

Já a ocupação de leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) continua no nível vermelho, ou seja, em alerta máximo. A capital mineira está com 78,1% dos leitos ocupados. Já os de enfermarias estão com ocupação em 56,9% – o que significa nível amarelo e intermediário de alerta.

Principais indicadores da Covid-19 em Belo Horizonte (Reprodução/PBH)

Novas doses em Minas

Ainda nesta terça-feira, chegou a Minas Gerais o 20º lote de vacinas contra a Covid-19 distribuídas pelo Ministério da Saúde. Nesta nova remessa, foram enviadas 508 mil doses, que serão utilizadas para dar continuidade à vacinação dos grupos prioritários e para reforçar a aplicação da segunda dose naqueles que estavam com a vacinação atrasada.

Do total de doses, 8 mil são da Coronavac e 435 mil são da AstraZeneca. Além dessas, há ainda outras 64 mil doses da Pfizer nesta remessa. Como de praxe, todos os imunizantes serão encaminhados à Centra Estadual de Rede de Frio da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) para distribuição para os municípios.

Estas vacinas serão destinadas à imunização dos grupos prioritários e, conforme define o PNI (Plano Nacional de Imunização), deverão permanecer na capital do estado. Os imunizantes da Pfizer ficarão acondicionados à temperatura de -70ºC, para garantir a durabilidade de até seis meses.

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!