Festa com 19 horas de duração reúne multidão na Grande BH

festa betim
Imagens da festa foram postadas na web (Reprodução/Redes sociais)

Uma festa rave foi realizada em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Imagens postadas nas redes sociais mostraram a multidão que se reuniu no espaço desrespeitando as recomendações como o uso máscara e o distanciamento social. O evento teve 19 horas de duração: começou na noite de ontem (12) e só terminou na tarde deste domingo (13).

Os organizadores do evento anunciaram a festa na web dizendo que ela seria um momento de reencontro: “Sempre há um recomeço”. “Diante de tanto caos que foi esse ano de 2020 e diante a incerteza de tudo que poderia acontecer, enfim temos a felicidade de anunciar que estamos de volta”, publicaram. Ainda foi destacado que a festa iria seguir “todos os protocolos impostos pela prefeitura e órgãos de saúde”.

Apesar da promessa, o que se viu, perante as imagens compartilhadas, foi o oposto. Pessoas aglomeradas no mesmo espaço e nada de uso de máscara, por exemplo. O evento foi realizado em uma pousada, no bairro Bandeirinhas, e contou com atrações da música eletrônica das 22h até às 17h30, quando terminou a última apresentação. Os participantes também puderam levar barracas para ficarem numa área de camping. “Para que seu rolê fique ainda mais completo”, afirmaram os organizadores.

Por meio de nota (veja abaixo), a Prefeitura de Betim informa que concedeu autorização para o evento depois de analisar o espaço e as regras de prevenção contra a Covid. Além disso, explica que fiscais estiveram no local e que, em tal momento, a quantidade de pessoas era menor do que a orientação repassada. Em outro trecho, a administração municipal diz que reforçará as atividades para coibir descumprimentos como a festa.

Covid-19

Betim registra, conforme o boletim da última sexta-feira (11). 8.940 casos confirmados do novo coronavírus e 264 mortes. O informe aponta que 397 casos estão em acompanhamento e 8.263 estão recuperados da enfermidade. A cidade tem 16 pacientes internados no SUS (Sistema Único de Saúde) residentes na cidade.

boletim betim covid
Dados do último boletim do novo coronavírus em Betim (Reprodução/Prefeitura de Betim)

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Nota da Prefeitura de Betim na íntegra

Sobre o evento registrado no bairro Bandeirinhas, no último sábado, 12, agentes da diretoria de Vigilância em Saúde e da Superintendência de Eventos estiveram no local para realizar a fiscalização.

O alvará autorizando a realização da festa foi emitido pela Prefeitura de Betim. Junto do mesmo, foram dadas orientações como a correta limpeza das superfícies, distanciamento entre pessoas, utilização de produtos de limpeza autorizados pela Anvisa, como deve ser a disponibilização de lixeiras, sabão líquido e álcool em gel, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde. O principal objetivo das medidas de biossegurança é reduzir os riscos de contaminação do Coronavírus para os trabalhadores e para o público em geral.

Durante a fiscalização, foram constadas, desde a entrada do sítio, a distribuição de máscaras para o público – que não portava a mesma, aferição da temperatura e disponibilização de álcool. Nos banheiros químicos a organização havia contratado trabalhadores para garantir a higienização e os alimentos vendidos estavam todos embalados.

Ainda de acordo com a Vigilância em Saúde, o sítio possui 20.000m2, sendo permitido a entrada de 800 pessoas. No horário da fiscalização, 1h da madrugada, foi constatado 600 pessoas no local.

A Prefeitura de Betim, junto com a Polícia Militar e a Guarda Municipal estão intensificando a fiscalização na cidade. Na última noite, foram fechados três eventos clandestinos e notificado um evento regularizado que não cumpria o estabelecido no plano de biossegurança.

Reforçamos a população sobre a importância do uso da máscara o uso do álcool e o respeito pelo distanciamento”.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!