‘Flurona’ em Minas: Juiz de Fora investiga 1º caso suspeito de infecção dupla por gripe e Covid

laboratório
Prefeitura da cidade não revelou sexo, idade e estado de saúde do paciente suspeito (IMAGEM ILUSTRATIVA: Pixabay)

A Vigilância Epidemiológica de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, está investigando o primeiro caso de “Flurona” – nome dado à dupla infecção por Covid-19 e o vírus da gripe, Influenza. Segundo especialistas, os sintomas semelhantes podem confundir, o que exige ainda mais atenção.

A Prefeitura de Juiz de Fora não especificou idade, sexo ou estado de saúde do cidadão suspeito de estar contaminado. Ainda de acordo com a administração municipal, “a investigação epidemiológica está em andamento”.

Casos confirmados no Brasil

As infecções simultâneas pela Covid-19 e gripe foram constatadas em ao menos três estados brasileiros e seguem preocupando autoridades sanitárias. De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará, foram diagnosticados com a enfermidade dois bebês de um ano e um homem de 52 anos. No Rio de Janeiro, também há casos confirmados.

De acordo com o G1, ainda há pacientes com Flurona em São Paulo, enquanto outros estão em investigação no mesmo estado. Um deles foi detectado na jornalista Giulia Fernandez, que descobriu estar contaminada por ambas as doenças na mesma ocasião.

Especialistas alertam para o reconhecimento dos sintomas, ressaltando que as medidas de prevenção contra o coronavírus devem ser mantidas também para evitar o contágio pela gripe.

Sintomas da infecção ‘Flurona’

Ainda que alguns sintomas da gripe e da Covid-19 sejam similares e confundam a população, é importante tê-los em mente. Isso se dá, principalmente, para alcançar um rápido diagnóstico e iniciar os tratamentos prontamente.

Confira abaixo os sintomas mais comuns observados na “fusão” entre as duas infecções:

  • Dor no corpo;
  • Dor de garganta;
  • Febre.

Além de alertar sobre a manutenção das medidas de proteção contra o coronavírus, tais como distanciamento social e uso de álcool em gel, infectologistas reforçam a importância de realizar testes para detectar o vírus da Covid-19 e da gripe.

Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!