Governo Federal suspende cruzeiros até 21 de janeiro em resposta aos surtos de Covid-19

Governo Federal suspende cruzeiros
Decisão foi tomada após reunião entre representantes do governo e empresas do setor (Divulgação/Concais S/A)

Nessa segunda-feira (3), o governo federal suspendeu cruzeiros no Brasil até o próximo dia 21. O motivo é a alta nos surtos de Covid-19 a bordo, que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) classificou como um risco à saúde pública. A decisão pela suspensão das operações foi tomada após reunião entre representantes do governo e empresas do setor.

A propagação do novo coronavírus em navios turísticos vem preocupando autoridades desde o fim do ano passado. Nesse domingo (2) e após diversas infecções pela doença serem confirmadas em Santos (SP) e Salvador (BA), a Anvisa contraindicou o embarque de passageiros com viagens marcadas.

Nos últimos dias, a agência já havia revelado que a transmissibilidade da Covid-19 a bordo é muito alta. Diante do cenário epidemiológico atual, com a ascensão da variante ômicron, o órgão decretou a interrupção nas operações de embarcações, fato que tornou necessário o desembarque de passageiros em localidades improvisadas.

Após a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros) anunciar, ontem (3), a interrupção voluntária das operações nos portos brasileiros a fim de conter os avanços do vírus, o governo federal decidiu pela suspensão das atividades até o fim deste mês. A Anvisa havia pedido urgência para encerrar a temporada de cruzeiros no país.

Empresas buscam alinhamento com a Anvisa

A CLIA Brasil ainda informou que duas companhias operando no país – MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros – tentam agora “solucionar as “diferenças de interpretação e aplicação das medidas previamente aprovadas com este novo cenário” da pandemia. Embarcações da MSC, como a MSC Splendida, tiveram diversos casos confirmados a bordo e, nessa segunda (2), os passageiros com viagem marcada não embarcaram no porto de Santos.

Uma vez que os protocolos operacionais de segurança e saúde adotados pelas companhias de cruzeiros haviam sido aprovados pelas autoridades sanitárias em novembro de 2021, as embarcações atuais poderão finalizar os itinerários segundo o que fora planejado inicialmente.

Em comunicado (leia abaixo na íntegra), a Casa Civil afirmou que houve uma reunião para discutir os próximos passos acerca da suspensão das atividades das embarcações. Compareceram representantes do governo e das empresas do setor, que discutiram o tema com secretários de Saúde de estados e municípios. A pasta disse que o governo acompanhará a evolução do caso em reuniões futuras, a fim de considerar a possível retomada dos cruzeiros.

Nota da Casa Civil

“Após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de suspensão temporária da temporada de cruzeiros no Brasil, o Governo Federal se reuniu, na manhã desta segunda-feira (3), com empresas do setor. Ficou decidida, então, a suspensão, até o dia 21 de janeiro, das atividades de cruzeiros.

Houve também, na parte da tarde, reunião com secretários de Saúde de estados e municípios para discutir o atual plano de operacionalização da atividade de cruzeiros diante do aumento de casos da variante Ômicron do Sars-Cov-2 em embarcações na costa brasileira, mesmo que, em sua totalidade, leves ou assintomáticos.

O Governo Federal continuará, nos próximos dias, a promover reuniões com municípios, estados e empresas para, juntos, reavaliarem a possibilidade do retorno das atividades.

Atenciosamente

Assessoria de Comunicação
Casa Civil
Ministério da Saúde
Ministério da Infraestrutura
Ministério da Justiça e Segurança Pública
Ministério do Turismo”

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!