Indicador da Covid-19 volta ao nível vermelho em BH e acende alerta: ‘Máximo cuidado’

enfermaria
Epidemia de gripe contribui para sobrecarga do sistema de saúde (Rovena Rosa/Agência Brasil)

A ocupação de leitos de enfermaria da Covid-19 voltou a alcançar o nível vermelho no boletim dessa segunda-feira (3), divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). Já são 73,2% das vagas ocupadas na capital. O índice não alcançava o nível vermelho desde abril de 2021. Segundo o infectologista Estevão Urbano, o momento atual exige máximo cuidado.

Para o especialista, integrante do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 da PBH, há duas causas prováveis para o aumento dos casos da doença. “A movimentação muito intensa das pessoas no final do ano e o surgimento da variante ômicron”, enumera.

Outro índice de monitoramento da Covid-19 que vem apresentando aumento é o “número médio de transmissão por infectado”, que saiu de 1,17 na última sexta (31), para 1,18 nessa segunda-feira (3). Conhecido como RT, o aumento do indicador mostra instabilidade no contágio da doença. A taxa de ocupação dos leitos de UTI também subiu de 51,7% para 60,7%, permanecendo no nível amarelo.

‘Cuidado máximo’

Para Estevão, este momento exige que a população mantenha o isolamento social e todos os outros cuidados ligados à pandemia. “Não frequentar locais públicos sem máscara, não frequentar aglomerações, higienizar sempre as mãos, se vacinar e evitar festas e reuniões”, enumera.

Para aqueles que apresentarem sintomas leves, a orientação é entrar em isolamento em casa, evitando piorar a ocupação de leitos. “O sistema de saúde está sobrecarregado e isso está ligado também à epidemia de gripe”, acrescenta.

“As pessoas que apresentarem sintomas mais agudos devem procurar o atendimento médico imediatamente”, reforça o infectologista.

Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!