Número de mortos por Covid-19 sobe para 15 em Minas; professor é o 1° a morrer em Juiz de Fora

professor é a primeira morte em Juiz de Fora por coronavírus
Até o momento, o Estado tem 655 casos confirmados da doença e 56.807 casos suspeitos para Covid-19. (Alexandre Dornelas/UFJF + Envato Elements)

De acordo com o informe epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (9), pela SES-MG (Secretaria Estadual de Saúde), Minas tem 15 mortes confirmadas pelo novo coronavírus. O óbito mais recente confirmado pela SES-MG, é a do professor da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).

Outras 117 mortes estão sendo investigados e aguardam a realização de exames laboratoriais e levantamento de informações clínicas e epidemiológicas.

Até o momento, o Estado tem 655 casos confirmados da doença e 56.807 casos suspeitos para Covid-19.

Belo Horizonte concentra o maior número de casos com 304 pessoas que testaram positivo para a doença, ou seja, 46,4% das notificações. A segunda cidade mais afetada é Juiz de Fora, com 50 confirmações. Em terceiro lugar na lista, Nova Lima e Uberlândia, os dois municípios com com 38 casos do novo coronavírus.

Juiz de Fora confirma primeira morte

A morte do professor de engenharia da UFJF, José Luiz Rezende Pereira, de 70 anos, foi incluída nesta quinta-feira (9), no informe. Ele faleceu na madrugada dessa quarta-feira (8). Esta é a primeira morte confirmada por coronavírus na cidade.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o óbito. O paciente estava internado em um hospital da rede particular, em Juiz de Fora, e tinha como comorbidade hipertensão arterial. O caso tem histórico de viagem nacional exatamente 14 dias antes do início dos sintomas, o que impede estabelecer o vínculo epidemiológico”, diz a nota.

UFJF decreta luto

José Luiz Rezende Pereira pertencia ao quadro da instituição desde 1993 e chegou a ser vice-reitor entre 2006 e 2014. O professor aposentou-se em 2018, mas permanecia como pesquisador ativo, atuando junto a importantes projetos na área de geração de energia.

“Recebemos a notícia do falecimento do professor José Luiz Rezende Pereira com profundo pesar. Ele foi um nome marcante na história da UFJF, seja como docente, pesquisador e liderança. Também marcou sua trajetória quando vice-reitor. Uma perda enorme para a Universidade e a academia”, lamentou o reitor Marcus David, que decretou luto oficial de três dias na instituição.

Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!