Pará de Minas é mais uma cidade a retirar obrigatoriedade de máscara em locais abertos

máscara pessoas rua
Acessório já foi desobrigado em outras cidades mineiras (Tomaz Silva/Agência Brasil)

A Prefeitura de Pará de Minas, na região Central, desobrigou o uso de máscaras em espaços abertos. A medida foi tomada após uma reunião realizada na última segunda-feira (22). O acessório segue sendo necessário para ambientes fechados e no transporte público.

A suspensão da obrigatoriedade da máscara em locais abertos aconteceu, segundo o Executivo municipal, pela “redução significativa do número de casos confirmados e óbitos causados pelo novo coronavírus, além da vacinação em massa da população”.

O decreto 11.763/2021 mantém o uso da máscara para “motoristas, trocadores e usuários do transporte coletivo, táxi, moto-táxi e aplicativos de corrida; como também em quaisquer espaços e/ou prédios públicos”. A medida passou a valer nessa terça (23).

“Não é obrigatório o uso da máscara [locais abertos]. Se quiser usar, pode, sem problema nenhum. Ao entrar em ônibus e qualquer estabelecimento fechado, deverá usar. A máscara é liberada apenas para transitar nas ruas de forma facultativa”, disse o prefeito Elias Diniz.

Além de Pará de Minas, as cidades de Ipatinga e Patos de Minas também retiraram a obrigatoriedade das máscaras em locais abertos.

Alerta

O secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty, destacou que a pandemia ainda não acabou e pediu para a população tomar a segunda dose do imunizante para que, assim, seja concluído o esquema vacinal. “Minas Gerais é o estado que menos aplicou a segunda dose no Brasil pela população não enxergar pela importância devida”.

A decisão com relação às máscaras foi tomada de forma unânime pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde – Covid-19.

De acordo com o Boletim Epidemiológico da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), desta quarta-feira (24), Pará de Minas tem 7.176 casos confirmados de Covid-19 e 269 mortes. Veja os números da vacinação:

  • Primeira dose – 72.723
  • Segunda dose – 54.557

Quem ainda não tomou a segunda dose basta procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) Nossa Senhora da Piedade ou o Ambulatório Médico de Especialidade, das 8h às 18h.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!