Secretário de Saúde de BH não descarta presença de público em jogo do Atlético na Libertadores

atletico torcida mineirao
Torcida pode ter autorização para comparecer no Mineirão (Pedro Souza/Atlético)

A presença de torcedores nos estádios de futebol está proibida em Belo Horizonte. Apesar disso, o secretário de Saúde, Jackson Machado, deixou uma brecha de esperança para os torcedores do Atlético. O gestor da pasta afirmou que há possibilidade da prefeitura autorizar a ida do público para a partida do clube mineiro contra o Palmeiras, em duelo válido pela Copa Libertadores.

“É muito provável que tenhamos boas notícias, sim, para a próxima partida da Libertadores para o Atlético. E, por que não dizer, para as demais partidas do Cruzeiro e talvez do América, se resolver ter público”, afirmou Jackson em entrevista à Rádio Itatiaia nessa terça-feira (24).

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) vetou a volta dos torcedores nos estádios após cenas de aglomerações e desrespeito ao protocolo sanitário. As partidas do Atlético contra o River Plate, pela Libertadores, e a do Cruzeiro contra o Confiança, pela Série B, serviram de testes para administração municipal.

O jogo de volta do duelo entre Atlético e Palmeiras está marcado para acontecer em 28 de setembro, às 21h30. Até a decisão sobre a presença ou não do torcedor, a prefeitura vai fazer um cruzamento de dados para saber o número de pessoas que se contaminaram pelo novo coronavírus após os eventos testes.

“É um cruzamento que um computador faz de modo muito fácil. Cruzar 18 mil participantes de um jogo com aqueles que estão doentes pelo número do CPF, o computador faz em questão de horas”, afirmou Jackson. Enquanto isso, o Atlético estuda a transferência do mando do jogo contra a equipe paulista para Brasília ou Uberlândia.

Covid-19

Belo Horizonte tem 269.479 diagnósticos confirmados de coronavírus e 6.479 mortes. Os casos em acompanhamento estão em 3.260 e os recuperados chegaram a 259.740. Os dados são do Boletim Epidemiológico e Assistencial de ontem. Todos os três indicadores de monitoramento estão no nível verde:

  • Número médio de transmissão por infectado (RT) – 0,88 – nível verde
  • Ocupação de leitos de UTI Covid-19 – 49,1% – nível verde
  • Ocupação de leitos de enfermaria Covid-19 – 36% – nível verde

Os indicadores da imunização apontam que 76,4% do público-alvo já recebeu a primeira dose e a dose única da vacina, 38,2% foram imunizados com a segunda e última dose e com a dose única. Veja os números:

  • Aplicações de 1ª dose – 1.735.765
  • Aplicações de 2ª dose – 837.937
  • Aplicações de dose única – 58.813

O boletim pode ser lido aqui.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!