Super Chico, fenômeno da web de apenas 5 anos, recebe 1ª dose da vacina contra a Covid

super-chico-e-mãe
Mãe de Super Chico compartilhou a alegria de ter vacinado o filho (Reprodução/daniguedesbombini_superchico/Instagram)

Esta quarta-feira (19) está sendo uma data especial para o pequeno Francisco Guedes Bombini, conhecido na web como Super Chico. Após ter tido Covid-19 duas vezes, a criança de 5 anos recebeu hoje a primeira dose da vacina contra a doença. Nas redes sociais, a mãe de Francisco compartilhou a alegria em ver o filho, que tem síndrome de Down, ficar imunizado.

Chico recebeu o imunizante nesta manhã, em Bauru (SP), e Dani Guedes, a mãe dele, já iniciou o dia registrando a novidade. “Fala assim, olha: ‘Eu vou tomar vacina contra a Covid'”, pediu Dani enquanto filmava o filho, que estava vestido de Super-Homem.

Depois que o pequeno recebeu o imunizante, Dani Guedes compartilhou uma foto segurando Super Chico no colo e o comprovante de vacinação. “O evento mais esperado do ano, após 2x de Covid-19, junto com a foto mais esperada!”, comemorou na legenda. Confira:

Mãe destaca importância da ciência

Em entrevista ao G1, Dani Guedes disse que está acompanhando, desde o início da pandemia, os órgãos reguladores de saúde, como a Anvisa, além de médicos imunologistas e virologistas. “Os dados científicos são os que me importam e não aquilo que recebo, aleatoriamente, por mensagens”, afirmou.

“Sem contar que tenho muitos profissionais de saúde na família e todos são pró-vacina, assim como todos os médicos do Chico. Busquem a informação correta e deixem de acreditar em inverdades e mitos”, aconselhou a mãe do garotinho.

Ela ainda contou sobre a preocupação quando Francisco teve Covid-19 por duas vezes. “Chico passou duas vezes pela doença e eu afirmo: não é legal, é triste, é desesperador na verdade! Os piores dias da minha vida foram com Chico internado por Covid”.

“Sabe quando o coração não sossega? Sabe quando você não dorme de preocupação, quando você vê a dor do seu filho e não tem como trocar de lugar? A vacina, enfim, representa um olhar positivo para o futuro”, acrescentou.

Super Chico ficou internado em UTI

Em uma das vezes que teve Covid-19, Super Chico ficou 14 dias internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Os familiares comemoraram bastante quando o pequeno finalmente foi para casa, pois antes de ficar internado pela doença, o menino já passou por 7 cirurgias e morou 6 meses no hospital.

À época, os internautas mobilizaram uma corrente do bem por Chico, enviando mensagens positivas. Isso porque o garotinho sofre de condições que poderiam agravar o quadro de Covid-19, como hipotireoidismo, disfunção renal grave, cardiopatia e uma displasia pulmonar gerada pelos três meses de internação.

No fim, Francisco felizmente acabou se recuperando das duas vezes, e a mãe não deixou de registrar um dos momentos da volta do hospital. “Chico pegou a mochila. Mais uma batalha vencida, em que todos fomos ‘soldados’ e lutamos com ele, contra a Covid-19”, escreveu Dani.

História de superação conquistou web

Francisco Guedes começou a ganhar destaque nas redes sociais quando a mãe decidiu compartilhar a história dele, que conta com muitas batalhas e vitórias desde o nascimento prematuro. Por conta disso, ele ganhou o apelido de Super Chico. Com a conta do Instagram administrada por Dani Guedes, hoje ele acumula 244 mil seguidores.

Anvisa autoriza aplicação da Pfizer em crianças

No ano passado, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a aplicação do imunizante Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. A autorização passou por avaliação técnica do órgão e estudos feitos por especialistas da agência e de outras entidades.

“Com base na totalidade das evidências científicas disponíveis, a vacina Pfizer-BioNTech, quando administrada no esquema de duas doses em crianças de 5 a 11 anos de idade, pode ser eficaz na prevenção de doenças graves, potencialmente fatais ou condições que podem ser causadas pelo SARS-CoV-2”, disse Gustavo Mendes, gerente geral de Medicamentos da Anvisa.

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!