Weintraub usa Turma da Mônica em tuíte xenofóbico e Embaixada da China rebate: ‘Absurdo e desprezível’

weintraub usa turma da mônica para culpar china por coronavírus
A Maurício de Sousa Produção afirma que não autorizou o uso dos personagens na postagem (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil + Twitter/Reprodução)

O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o Twitter para contribuir no agravamento da crise diplomática entre Brasil e China. O economista fez uma comparação com personagens da Turma da Mônica para culpar a China pela pandemia do coronavírus e dizer que o país se fortaleceria pela crise mundial.

O ministro publicou nesse sábado (4) a capa de uma revista da Turma da Mônica em que os personagens aparecem em cima da Muralha da China. “Geopoliticamente, quem podeLá saiL foLtalecido em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo?”, ironizou.

(Twitter/Reprodução)

Posteriormente, o ministro apagou a postagem. Ainda assim, a Embaixada Chinesa rebateu a publicação com um nota de repúdio. O órgão afirmou que as insinuações de Weintraub são absurdas e desprezíveis e têm cunho fortemente racista. “A maior urgência neste momento é unir todos os países numa proativa cooperação para acabar com a pandemia com a maior brevidade”, acrescentou.

A Maurício de Sousa Produções, detentora dos direitos sobre os quadrinhos da Turma da Mônica, também repreendeu o tweet do Ministro. Em nota enviada à Folha de São Paulo, a empresa afirmou “não autorizar o uso de nossos personagens nessa postagem”.

“A Mauricio de Sousa Produções tem uma relação de muitos anos de amizade e admiração com o povo da China. A nossa primeira publicação naquele país foi justamente sobre o descobrimento do Brasil”, acrescentou.

+ Eduardo Bolsonaro culpa China pelo coronavírus e cria (mais uma) crise diplomática

Para os leitores brasileiros, a produtora destacou os materiais educativos produzidos sobre a rica história do país asiático. “Porque há 60 anos a Turma da Mônica preza pela amizade entre todos os povos. E continuará sendo assim”, concluiu.

Aliados de Bolsonaro atacam a China

Abraham Weintraub não é o primeiro ligado ao governo bolsonarista que culpa a China pela pandemia. Em 18 de março, o deputado federal Eduardo Bolsonaro também usou o Twitter para criticar o país asiático. Na ocasião, o filho do presidente comparou o coronavírus a Chernobyl e a China à ditadura soviética. “A culpa é da China e liberdade seria a solução”, concluiu.

A embaixada chinesa também rebateu as declarações de Bolsonaro e disse que o deputado tem palavras irresponsáveis. “Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizades entre os nossos povos”, escreveu.

Após o comentário do deputado, apoiadores de Bolsonaro repercutiram as ideias e a expressão “vírus chinês” foi uma das mais ditas no Twitter. Desde então, postagens xenofóbicas se multiplicaram entre aqueles que concordam com o discurso de Weintraub e Eduardo Bolsonaro. “Raça porca nojenta, que come tudo que vê pela frente!! Vocês comem cachorro!! Seus imundos!! Vão pagar por tudo isso!!”, escreveu um usuário do Twitter.

‘Meu Twitter, minhas regras’

A declaração xenofóbica de Weintraub é mais uma polêmica na longa lista que o ministro acumula por suas publicações no Twitter. Pelas redes sociais, o economista dispara ataques ofensivos contra jornalistas, estudantes e outras figuras públicas.

Muitos criticam a atitude do ministro, afirmando que sua “postura é incompatível com o cargo que ocupa”. No entanto, Weintraub continua com seus insultos, fielmente apoiado por seus seguidores. “Rindo até 2022, com Bolsonaro e Abrão, kkkkkk. Seja nosso eterno MEC, por favor”, respondeu um usuário do Twitter, após o ministro comparar a jornalista Vera Magalhães a uma bruxa.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!