Pesquisar
Close this search box.

Zema diz confiar em vacinação contra nova variante e que MG não vai relaxar em medidas sanitárias

Por

romeu zema
Governador disse que o estado acompanha a evolução dos casos da variante (Henrique Coelho/BHAZ)

O avanço da vacinação contra a Covid-19 gera confiança no governo para que Minas Gerais não tenha um novo surto da doença com a chegada da variante ômicron. É o que acredita e espera o governador Romeu Zema (Novo). O gestor ressalta que o estado não vai “relaxar” nas medidas sanitárias e que o uso das máscaras, mesmo em locais abertos, tende a prosseguir.

“Estamos acompanhando com muita apreensão a chegada desta nova variante. Vamos ser criteriosos, como sempre fomos desde o início, e esperamos que, como mais de 70% da população já está imunizada esta nova variante não venha causar grande perturbação”, disse Zema antes de participar de evento na CDL BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte) nesta quarta-feira (1º).

O avanço da vacinação não significa, segundo Zema, que acontecerá relaxamento nas medidas sanitárias. “Estamos acompanhando dia a dia, hora a hora os novos casos e internações”. A nova variante tende a adiar o fim da obrigatoriedade do uso de máscara no estado. Havia a possibilidade disso acontecer ainda neste ano.

“É muito provável que continuemos com o uso da máscara. Não é recomendável nesta altura do campeonato, com o inimigo quase derrotado, relaxar”, afirmou.

E o Carnaval?

Zema foi questionado sobre a realização do Carnaval do ano que vem no estado. O político disse ser contra a festa. “O vírus ainda está circulando, temos pessoas que não foram imunizadas. Todo cuidado é bom. Ninguém vai morrer porque vai ficar sem Carnaval”.

A festa pode ser autorizada, caso haja “segurança” e “embasamento científico”, para evitar contágio. Zema ainda disse que o secretário de Saúde de Minas, Fábio Bacchereti, vai realizar uma “análise mais detalhada” para orientar os municípios sobre a folia.

“Em janeiro os municípios vão saber como devem conduzir o Carnaval”, adiantou sem adentrar em explicações.

Covid-19

Minas Gerais registra 2.208.887 casos confirmados do novo coronavírus e 56.234 mortes. Os dados constam no Boletim Epidemiológico da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) de hoje. Os pacientes recuperados chegaram a 2.137.231 e os em acompanhamento estão em 15.422.

Nas últimas 24 horas, o estado registrou 812 casos e 36 mortes. Veja os dados da vacinação:

  • Primeira dose – 16.455.691
  • Segunda dose – 13.608.592
  • Dose única – 493.906
  • Dose de reforço – 1.883.184

A cobertura vacinal em primeira dose está em 90,88% e de segunda e dose única em 77,88%. Os dados da imunização no estado podem ser visto no Vacinômetro.

Vitor Fórneas

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ