Covid-19 e gripe: BH terá ‘Dia D’ de vacinação neste sábado

vacinação bh
Ação acontece em diversos pontos de BH (Rodrigo Clemente/PBH)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) promove o Dia D de vacinação contra Covid-19 e gripe, neste sábado (6). Os 152 centros de saúde distribuídos pela capital mineira estarão em funcionamento, das 8h às 17h. Devem se vacinar somente os públicos elegíveis e já convocados para receber as doses.

A mobilização engloba também o Centro de Atenção à Saúde do Viajante (Rua Paraíba, 890, Funcionários), além do Shopping Estação (Avenida Cristiano Machado, 11.833, Vila Clóris), das 12h às 19h, e a Faculdade UNA (Rua dos Aimorés, 1.451, Lourdes), que ficará aberta das 8h às 16h.

As farmácias parceiras da PBH também estarão disponíveis para aplicar doses da vacina contra a gripe. Poderão se vacinar nas unidades participantes:

  • Idosos a partir de 60 anos;
  • gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
  • pessoas imunossuprimidas; trabalhadores da área de saúde;
  • pessoas com comorbidades;
  • professores dos ensinos básico e superior, incluindo creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA, das redes pública e privada.
  • Agentes das forças de segurança, das forças armadas e de salvamento;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema prisional. 
     

Documentação

Na hora da vacinação, as categorias profissionais convocadas devem apresentar documento que comprove a função exercida. Já as puérperas devem apresentar a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto. 

A PBH ainda convocou a população acamada e residente nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs), que recebem a vacina contra a gripe nas residências. Já as crianças de 6 meses a 5 anos também foram chamadas, mas a aplicação das doses para esse público acontece somente nos centros de saúde da capital mineira.

Importância da vacinação

A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. O imunizante é trivalente e protege contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B).

É importante reforçar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da gripe e outros imunizantes, como a vacina da covid-19, por exemplo.

Edição: Giovanna Fávero
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!