Pesquisar
Close this search box.

Pix: Banco Central mudará regras do sistema

Por

pix
Novas medidas estão sendo discutidas e visam a conferir maior segurança ao usuário (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Banco Central (BC) deve anunciar, em breve, algumas mudanças no funcionamento do Pix. As medidas estão no site oficial da instituição. De acordo com o BC, a segurança é “prioridade absoluta”.

A princípio, uma das mudanças seria excluir a obrigatoriedade de limites por transação financeira. Atualmente, o Pix tem limite de R$ 1 mil para transferências e pagamentos entre pessoas físicas das 20h às 6h.

Outra alteração que poderá ser a “marcação” de CPFs e CNPs suspeitos de fraude ou uso indevido de contas bancárias.

O BHAZ entrou em contato com o Banco Central e aguarda retorno sobre os prazos de aplicação das novas medidas. Tão logo a instituição financeira se manifeste, esta matéria será atualizada.

Pagamento de impostos via Pix

A CMBH (Câmara Municipal de Belo Horizonte) aprovou, em 1º turno, projeto de lei que permite ao contribuinte pagar impostos municipais por Pix.

Autora do PL 349/2022, Marcela Trópia (Novo) afirmou que o pagamento de tributos via Pix pretende modernizar e simplificar o ambiente tributário do município.

PL prevê ao belo-horizontino o direito de utilizar formas de pagamento digital para quitar débitos tributários municipais.

“Trata-se de uma alternativa para facilitar o pagamento dos tributos, dando ao cidadão uma forma mais prática de realizar tais transações”, explicou a vereadora.

O pagamento via Pix já é vigora na Receita Federal em estados como São Paulo, Piauí e Acre e em cidades como Eusébio (CE), Linhares (ES), São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG) e Vila Velha (ES).

“Em Minas, empresas públicas como a CEMIG já usam o formato. É importante que a Prefeitura de Belo Horizonte também se modernize e torne o ambiente tributário da cidade mais simples”, defendeu a autora do PL.

O PL ainda precisa passar pela votação de segundo turno por, no mínimo, 28 vereadores e, após, segue para sanção ou veto do prefeito.

Com CMBH

Nicole Vasques

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ